Muitos lugares que atualmente são denominados de praças, surgiram como largos ou adros, denominação atribuída no século XV, na sociedade ocidental. Os largos eram espaços públicos sem construções ou ajardinamentos e seu principal objetivo era o encontro de pessoas. No decorrer do tempo, a praça se torna um espaço urbano e público, que por seu simbolismo, congrega referências que remetem ao imaginário e ao real, são marcos arquitetônicos e muitas vezes são palcos para manifestações populares que conduzem para transformações históricas e culturais, sendo fundamental para a cidade e seus cidadãos. Dessa forma, como lugar diferenciado dos demais que constituem as cidades, elas podem ser analisadas sob vários aspectos: histórico, político, econômico, religioso. E a escola é o local privilegiado que propicia, através das interações sociais e da socialização de saberes, com suas normas e práticas, tais análises. Independente da realidade em que esteja inserida a escola, esta jamais será apenas um local para a transmissão de conhecimentos ou saberes sistematicamente organizados.
Espaço de construção e preservação da memória da cidade de Ponta Grossa
Muitos lugares que atualmente são denominados de praças, surgiram como largos ou adros, denominação atribuída no século XV, na sociedade ocidental. Os largos eram espaços públicos sem construções ou ajardinamentos e seu principal objetivo era o encontro de pessoas. No decorrer do tempo, a praça se torna um espaço urbano e público, que por seu simbolismo, congrega referências que remetem ao imaginário e ao real, são marcos arquitetônicos e muitas vezes são palcos para manifestações populares que conduzem para transformações históricas e culturais, sendo fundamental para a cidade e seus cidadãos. Dessa forma, como lugar diferenciado dos demais que constituem as cidades, elas podem ser analisadas sob vários aspectos: histórico, político, econômico, religioso. E a escola é o local privilegiado que propicia, através das interações sociais e da socialização de saberes, com suas normas e práticas, tais análises. Independente da realidade em que esteja inserida a escola, esta jamais será apenas um local para a transmissão de conhecimentos ou saberes sistematicamente organizados.