Silvia Castrillón se tornou, desde a publicação de O direito de ler e de escrever em português, em 2011, uma referência para quem pesquisa e trabalha com bibliotecas no Brasil. Sua insistente afirmação da importância da leitura e da escrita em sociedades democráticas, e das bibliotecas como instrumento de construção desse direito, são uma constante em sua produção. Com Biblioteca na escola, a autora se volta para o espaço escolar, refletindo sobre educação, leitura literária e mediações, em contraposição a discursos fáceis e, por isso, sedutores, mas improdutivos, sobre o tema. Sua publicação é, sem dúvida, um passo à frente no debate sobre a ação bibliotecária no país, aprofundando diálogos com bibliotecárias, professoras e gestoras escolares.
“A leitura dos artigos de Biblioteca na escola suscita muitas discussões e problematiza certezas confortáveis, podendo causar, em um primeiro momento, incômodos. Mas, decantadas, as ideias apresentadas por Silvia Castrillón nos convocam a tomar a biblioteca na escola como espaço de educação e de cultura, extrapolando a atuação limitada e limitadora de apoio nas tarefas e pesquisas escolares ou no ensino do passo a passo para a busca de informações. Não há dúvidas de que o livro que agora se oferece aos educadores brasileiros – bibliotecários, professores, agentes públicos e comunitários, mediadores de leitura – confirmará o caminho inaugurado por O direito de ler e de escrever (também publicado pela Editora Pulo do Gato) em nossas pesquisas e em nossas práticas, trazendo a biblioteca na escola para o coração do trabalho educativo.” (Texto de Fabíola Farias feito para a apresentação de Biblioteca na escola)
Esta obra faz parte da Coleção Gato Letrado que apresenta títulos inéditos no Brasil sobre temas relacionados à cultura da escrita. Livros que questionam e promovem reflexões sobre a importância da leitura, particularmente a literária, e que incentivam a formação de leitores.
Silvia Castrillón se tornou, desde a publicação de O direito de ler e de escrever em português, em 2011, uma referência para quem pesquisa e trabalha com bibliotecas no Brasil. Sua insistente afirmação da importância da leitura e da escrita em sociedades democráticas, e das bibliotecas como instrumento de construção desse direito, são uma constante em sua produção. Com Biblioteca na escola, a autora se volta para o espaço escolar, refletindo sobre educação, leitura literária e mediações, em contraposição a discursos fáceis e, por isso, sedutores, mas improdutivos, sobre o tema. Sua publicação é, sem dúvida, um passo à frente no debate sobre a ação bibliotecária no país, aprofundando diálogos com bibliotecárias, professoras e gestoras escolares.
“A leitura dos artigos de Biblioteca na escola suscita muitas discussões e problematiza certezas confortáveis, podendo causar, em um primeiro momento, incômodos. Mas, decantadas, as ideias apresentadas por Silvia Castrillón nos convocam a tomar a biblioteca na escola como espaço de educação e de cultura, extrapolando a atuação limitada e limitadora de apoio nas tarefas e pesquisas escolares ou no ensino do passo a passo para a busca de informações. Não há dúvidas de que o livro que agora se oferece aos educadores brasileiros – bibliotecários, professores, agentes públicos e comunitários, mediadores de leitura – confirmará o caminho inaugurado por O direito de ler e de escrever (também publicado pela Editora Pulo do Gato) em nossas pesquisas e em nossas práticas, trazendo a biblioteca na escola para o coração do trabalho educativo.” (Texto de Fabíola Farias feito para a apresentação de Biblioteca na escola)
Esta obra faz parte da Coleção Gato Letrado que apresenta títulos inéditos no Brasil sobre temas relacionados à cultura da escrita. Livros que questionam e promovem reflexões sobre a importância da leitura, particularmente a literária, e que incentivam a formação de leitores.