É fato bastante estudado pelas Ciências Sociais o papel da instituição escolar como reprodutora da ideologia dominante acerca da posição a ser ocupada na sociedade por cada um dos diferentes grupos da população, de modo a manter as relações de poder vigentes. Diante disso, o cumprimento de leis e diretrizes que objetivem mudar esta situação enfrenta sérios desafios. Educação e diversidade em diferentes contextos reúne textos que discutem diversas possibilidades de superação das desigualdades étnico-raciais por meio de lutas contra-hegemônicas travadas nos campos social e educacional. Os artigos que compõem a coletânea estão reunidos em três grupos. O primeiro inclui estudos, pesquisas e ações desenvolvidos na UFRJ, com foco na integração de alunos de origem popular ao contexto universitário, além de discutir a questão da diversidade étnica e cultural na escola. O segundo grupo reúne trabalhos e reflexões desenvolvidos em outras universidades públicas brasileiras sobre esses mesmos temas, devendo-se destacar uma experiência com estudantes indígenas na tríplice fronteira (Paraguai, Brasil e Argentina). Finalmente, o terceiro grupo engloba estudos realizados no Equador, em Cabo Verde, na França e nos Estados Unidos.
É fato bastante estudado pelas Ciências Sociais o papel da instituição escolar como reprodutora da ideologia dominante acerca da posição a ser ocupada na sociedade por cada um dos diferentes grupos da população, de modo a manter as relações de poder vigentes. Diante disso, o cumprimento de leis e diretrizes que objetivem mudar esta situação enfrenta sérios desafios. Educação e diversidade em diferentes contextos reúne textos que discutem diversas possibilidades de superação das desigualdades étnico-raciais por meio de lutas contra-hegemônicas travadas nos campos social e educacional. Os artigos que compõem a coletânea estão reunidos em três grupos. O primeiro inclui estudos, pesquisas e ações desenvolvidos na UFRJ, com foco na integração de alunos de origem popular ao contexto universitário, além de discutir a questão da diversidade étnica e cultural na escola. O segundo grupo reúne trabalhos e reflexões desenvolvidos em outras universidades públicas brasileiras sobre esses mesmos temas, devendo-se destacar uma experiência com estudantes indígenas na tríplice fronteira (Paraguai, Brasil e Argentina). Finalmente, o terceiro grupo engloba estudos realizados no Equador, em Cabo Verde, na França e nos Estados Unidos.