“Creio ser essa – a adoção de um ponto de vista pedagógico – a maior virtude da obra que Carlota Boto nos apresenta. Nela, a exposição – sempre rigorosa – que a autora faz de diferentes formas de se refletir acerca dos vínculos entre ética e educação jamais se afasta da especificidade dos desafios de uma cultura escolar comprometida com princípios e virtudes públicas, como a justiça, a solidariedade ou a tolerância. Não se trata, pois, de apenas perfilar doutrinas e sistemas éticos que se sucedem ao longo da história do pensamento ocidental, mas de articular as reflexões dos grandes mestres que nos precederam com um desafio que emana do presente: educar em um mundo despojado de certezas compartilhadas.” José Sérgio Fonseca de Carvalho
uma introdução
“Creio ser essa – a adoção de um ponto de vista pedagógico – a maior virtude da obra que Carlota Boto nos apresenta. Nela, a exposição – sempre rigorosa – que a autora faz de diferentes formas de se refletir acerca dos vínculos entre ética e educação jamais se afasta da especificidade dos desafios de uma cultura escolar comprometida com princípios e virtudes públicas, como a justiça, a solidariedade ou a tolerância. Não se trata, pois, de apenas perfilar doutrinas e sistemas éticos que se sucedem ao longo da história do pensamento ocidental, mas de articular as reflexões dos grandes mestres que nos precederam com um desafio que emana do presente: educar em um mundo despojado de certezas compartilhadas.” José Sérgio Fonseca de Carvalho