Este livro é parte de uma coleção de obras que resultam da pesquisa sobre os 23 anos da política educacional no estado de São Paulo (1995-2018), realizado por um grande grupo de pesquisadores e pesquisadoras entre 2018 e 2021. A investigação, realizada em eixos, possibilitou que as obras dialogassem e, ao mesmo tempo, tivessem recortes únicos. Este livro, portanto, se dedicou a pensar como estudantes, jovens, adolescentes, vivenciaram a política educacional a partir de 2010. Com um vasto levantamento bibliográfico, abordagens teóricas de campos diversos das ciências humanas e metodologia qualitativa, os textos buscam analisar a relação entre a vivência estudantil e a política educacional, sem, no entanto, deixar evidente a tensão e o conflitos que são constituintes de quaisquer generalizações em um universo de tamanha diversidade de uma rede de ensino tão grande e desigual quanto a paulista.
Política educacional e ação estudantil em São Paulo
Este livro é parte de uma coleção de obras que resultam da pesquisa sobre os 23 anos da política educacional no estado de São Paulo (1995-2018), realizado por um grande grupo de pesquisadores e pesquisadoras entre 2018 e 2021. A investigação, realizada em eixos, possibilitou que as obras dialogassem e, ao mesmo tempo, tivessem recortes únicos. Este livro, portanto, se dedicou a pensar como estudantes, jovens, adolescentes, vivenciaram a política educacional a partir de 2010. Com um vasto levantamento bibliográfico, abordagens teóricas de campos diversos das ciências humanas e metodologia qualitativa, os textos buscam analisar a relação entre a vivência estudantil e a política educacional, sem, no entanto, deixar evidente a tensão e o conflitos que são constituintes de quaisquer generalizações em um universo de tamanha diversidade de uma rede de ensino tão grande e desigual quanto a paulista.