O primeiro volume abre com um prefácio de Luciana Saddi, em que se discutem os desdobramentos psicanalíticos e a importância das narrativas selecionadas para a psicanálise: “Arria Marcella” (1852), de Théophile Gautier; “Os mortos são insaciáveis” (1875), de Leopold von Sacher-Masoch e “Estátua de neve”, de Maria Bormann (1890).
Em “Arria Marcella”, a intriga se passa durante o frisson sobre os escavamentos na região de Pompéia. O protagonista Octavien, romântico e sonhador por natureza, se desvia de seus colegas e, numa espécie de delírio, a paisagem começa a mudar e ele se encontra na Pompéia às vésperas da erupção do Vesúvio. No conto seguinte, “Os mortos são insaciáveis” (1875), de Leopold von Sacher-Masoch, o corpo de pedra de uma mulher leva um simpático rapaz à perdição. Em uma reunião familiar, ele fica intrigado com a história de certa estátua que costuma ganhar vida em um castelo da região, e decide procurá-la. Já o conto “Estátua de Neve” de Maria Bormann (Délia), que foi precursora da literatura feminina brasileira, encerra o volume: trata-se da história de Carmem, mulher que, como a personagem que dá nome à novela de Prosper Mérimée, goza de relativa autonomia sobre o amor no Brasil do fim do século XIX.
Fantásticas conta com traduções inéditas, todas diretamente dos idiomas originais (francês e alemão).
Leopold von Théophile; Sacher-Masoch Maria; Gautier Bormann
Número de páginas
124
Editora
ERCOLANO EDITORA
Idioma
PORTUGUÊS
ISBN
6599972586
Encadernação
Brochura
Edição
1
Ano de Edição
2024
Tiragem
0
Descrição
O primeiro volume abre com um prefácio de Luciana Saddi, em que se discutem os desdobramentos psicanalíticos e a importância das narrativas selecionadas para a psicanálise: “Arria Marcella” (1852), de Théophile Gautier; “Os mortos são insaciáveis” (1875), de Leopold von Sacher-Masoch e “Estátua de neve”, de Maria Bormann (1890).
Em “Arria Marcella”, a intriga se passa durante o frisson sobre os escavamentos na região de Pompéia. O protagonista Octavien, romântico e sonhador por natureza, se desvia de seus colegas e, numa espécie de delírio, a paisagem começa a mudar e ele se encontra na Pompéia às vésperas da erupção do Vesúvio. No conto seguinte, “Os mortos são insaciáveis” (1875), de Leopold von Sacher-Masoch, o corpo de pedra de uma mulher leva um simpático rapaz à perdição. Em uma reunião familiar, ele fica intrigado com a história de certa estátua que costuma ganhar vida em um castelo da região, e decide procurá-la. Já o conto “Estátua de Neve” de Maria Bormann (Délia), que foi precursora da literatura feminina brasileira, encerra o volume: trata-se da história de Carmem, mulher que, como a personagem que dá nome à novela de Prosper Mérimée, goza de relativa autonomia sobre o amor no Brasil do fim do século XIX.
Fantásticas conta com traduções inéditas, todas diretamente dos idiomas originais (francês e alemão).