História, Intelectuais e Ensino Superior são as palavras-chave da obra Intelectuais paranaenses e as concepções de universidade: 1892-1950. Este livro apresenta uma análise do papel dos intelectuais no processo de discussão e implementação de instituições universitárias no Estado do Paraná. Assim, dois aspectos dessa produção são relevantes à área acadêmica: o debate a respeito da função dos intelectuais e a discussão sobre a história do ensino superior. Ao longo do texto são analisadas as diferentes concepções de universidades sistematizadas entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX no Estado do Paraná, problematizando a acepção de universidade de Rocha Pombo (1892), na qual estavam contemplados os cursos de Formação Profissionalizante (Engenharia, Direito, Medicina), Letras e Formação de Professores; a ideia de universidade pensada em 1912, cujo projeto privilegiou a formação técnico-profissional, excluindo-se os cursos de Letras e de Formação de Professores; a natureza do projeto da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, criada em 1938, pelo grupo católico; e o processo de constituição da Universidade do Paraná, em 1946, e sua transformação em Universidade Federal, em 1950
e as concepções de universidade (1892-1950)
História, Intelectuais e Ensino Superior são as palavras-chave da obra Intelectuais paranaenses e as concepções de universidade: 1892-1950. Este livro apresenta uma análise do papel dos intelectuais no processo de discussão e implementação de instituições universitárias no Estado do Paraná. Assim, dois aspectos dessa produção são relevantes à área acadêmica: o debate a respeito da função dos intelectuais e a discussão sobre a história do ensino superior. Ao longo do texto são analisadas as diferentes concepções de universidades sistematizadas entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX no Estado do Paraná, problematizando a acepção de universidade de Rocha Pombo (1892), na qual estavam contemplados os cursos de Formação Profissionalizante (Engenharia, Direito, Medicina), Letras e Formação de Professores; a ideia de universidade pensada em 1912, cujo projeto privilegiou a formação técnico-profissional, excluindo-se os cursos de Letras e de Formação de Professores; a natureza do projeto da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, criada em 1938, pelo grupo católico; e o processo de constituição da Universidade do Paraná, em 1946, e sua transformação em Universidade Federal, em 1950