Este livro se destina àqueles que iniciam seus estudos em aquisição da escrita, ou que pretendem dar continuidade às reflexões, pensando na articulação teórica e prática com a narrativa oral infantil. O objetivo principal é observar a leitura de imagens na construção de narrativa oral, quanto aos aspectos pragmáticos e linguísticos. Quanto aos objetivos específicos, a intenção é enfatizar os processos mentais que envolvem as relações entre a linguagem (compreensão e produção) e as situações de comunicação. Assim, os textos apresentados, comentados e ilustrados, seja com exemplos, pontos de vista ou imagens, estão também lidando, de forma explícita ou implícita, com as relações entre pensamento e linguagem, ou melhor, elas reforçam o entrelaçamento entre desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento linguístico. Linguistas, pedagogos, psicólogos, professores de língua materna, fonoaudiólogos encontrarão neste livro subsídios para reflexões e questionamentos, tanto no nível da docência como na realização de pesquisas futuras.
Perspectivas teóricas e discursivas
Este livro se destina àqueles que iniciam seus estudos em aquisição da escrita, ou que pretendem dar continuidade às reflexões, pensando na articulação teórica e prática com a narrativa oral infantil. O objetivo principal é observar a leitura de imagens na construção de narrativa oral, quanto aos aspectos pragmáticos e linguísticos. Quanto aos objetivos específicos, a intenção é enfatizar os processos mentais que envolvem as relações entre a linguagem (compreensão e produção) e as situações de comunicação. Assim, os textos apresentados, comentados e ilustrados, seja com exemplos, pontos de vista ou imagens, estão também lidando, de forma explícita ou implícita, com as relações entre pensamento e linguagem, ou melhor, elas reforçam o entrelaçamento entre desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento linguístico. Linguistas, pedagogos, psicólogos, professores de língua materna, fonoaudiólogos encontrarão neste livro subsídios para reflexões e questionamentos, tanto no nível da docência como na realização de pesquisas futuras.