“Oriundo de um trabalho desenvolvido na disciplina Teorias do Currículo, os/as alunos/as foram convidados/as a aprofundar suas análises e publicar suas reflexões nesta obra com dezesseis capítulos que revelam a condição da escola em diferentes lugares – prioritariamente no estado do Pará –, as escolhas curriculares de professores e professoras nesses diferentes contextos e tempos que se situam entre o final do século XX e início do século XXI e as buscas de superação de barreiras – sejam educacionais, sejam sociais – de docentes e discentes no processo de escolarização. Nesse sentido, são colocadas em destaque as memórias de experiências vividas na educação infantil, no ensino fundamental e médio – predominantemente vividas em escolas públicas – articuladas aos documentos curriculares produzidos nas décadas de 1990 e nos anos 2000 que compunham o currículo oficial prescrito e passam a ser analisados pelos/as discentes-autores/as como condicionantes das práticas produzidas pelos/as seus/suas professores/as durante a educação básica”. Amélia Maria Araújo Mesquita
Amélia Maria Araújo Genylton Odilon Rêgo da; Mesquita Rocha
Número de páginas
320
Editora
EDITORA CRV
Idioma
PORTUGUÊS
ISBN
6525122929
Encadernação
Brochura
Edição
1
Ano de Edição
2022
Tiragem
0
Descrição
“Oriundo de um trabalho desenvolvido na disciplina Teorias do Currículo, os/as alunos/as foram convidados/as a aprofundar suas análises e publicar suas reflexões nesta obra com dezesseis capítulos que revelam a condição da escola em diferentes lugares – prioritariamente no estado do Pará –, as escolhas curriculares de professores e professoras nesses diferentes contextos e tempos que se situam entre o final do século XX e início do século XXI e as buscas de superação de barreiras – sejam educacionais, sejam sociais – de docentes e discentes no processo de escolarização. Nesse sentido, são colocadas em destaque as memórias de experiências vividas na educação infantil, no ensino fundamental e médio – predominantemente vividas em escolas públicas – articuladas aos documentos curriculares produzidos nas décadas de 1990 e nos anos 2000 que compunham o currículo oficial prescrito e passam a ser analisados pelos/as discentes-autores/as como condicionantes das práticas produzidas pelos/as seus/suas professores/as durante a educação básica”. Amélia Maria Araújo Mesquita