Ao longo do livro, a autora convida o leitor para uma reflexão sobre os caminhos percorridos no ensino dos números e das operações, tema de grande importância dentre os blocos de conteúdo que compõem o currículo de Matemática do Ensino Fundamental I. Fazendo uma retomada dos aspectos históricos da criação dos números e recuperando algumas abordagens didáticas dos números naturais e operações, a autora revisita conceitos e procedimentos matemáticos envolvendo o ensino em sala de aula das primeiras operações. Um ponto importante do livro são as contribuições decorrentes de diferentes pesquisas que se tornaram referências para o ensino e aprendizagem de números e operações. Complementando o importante trabalho de atualização didática sobre o tema, a autora apresenta atividades que costuma discutir com professores, bem como explora a produção de materiais didáticos adequados a esta etapa da escolaridade. Assim, traz contribuições para a reflexão das práticas em sala de aula, articulando conhecimentos matemáticos, didáticos e curriculares essenciais para o professor de Ensino Fundamental I.
Ao longo do livro, a autora convida o leitor para uma reflexão sobre os caminhos percorridos no ensino dos números e das operações, tema de grande importância dentre os blocos de conteúdo que compõem o currículo de Matemática do Ensino Fundamental I. Fazendo uma retomada dos aspectos históricos da criação dos números e recuperando algumas abordagens didáticas dos números naturais e operações, a autora revisita conceitos e procedimentos matemáticos envolvendo o ensino em sala de aula das primeiras operações. Um ponto importante do livro são as contribuições decorrentes de diferentes pesquisas que se tornaram referências para o ensino e aprendizagem de números e operações. Complementando o importante trabalho de atualização didática sobre o tema, a autora apresenta atividades que costuma discutir com professores, bem como explora a produção de materiais didáticos adequados a esta etapa da escolaridade. Assim, traz contribuições para a reflexão das práticas em sala de aula, articulando conhecimentos matemáticos, didáticos e curriculares essenciais para o professor de Ensino Fundamental I.