Este livro traz uma interessante discussão acerca da utilização do computador como instrumento de ensino e aprendizagem de estudantes. Relacionado ao projeto denominado “Um Computador por Aluno”, conhecido como Projeto UCA. As discussões apresentadas se situam na confluência entre dois campos de investigação: o de Ensino de Ciências e o de Novas Tecnologias na Educação nas escolas em que ocorreu o Projeto UCA no estado de Rondônia, em que foi acompanhado o processo de planejamento e de avaliação da formação dos professores e professoras “Formação Brasil”, além de inúmeras visitas a escolas e que foram gravadas diversas entrevistas com os docentes. Destacando-se, em especial, as entrevistas realizadas com uma professora de Ciências, pelo fato de ela ter utilizado de forma mais assídua essa tecnologia com seus estudantes em sua sala aula. Neste livro também são descritas e analisadas algumas atividades didáticas-pedagógicas realizadas por essa professora com a utilização do computador em suas aulas. Constatando-se que, assim como essa professora, diversos professores e professoras, mesmo se deparando com inúmeros problemas na infræstrutura de suas salas de aula e das escolas, ousaram e buscaram diversas formas de incluir a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Logo, esta obra traz importantes discussões necessárias para profissionais da educação e demais interessados nessa temática, pois demonstra como profissionais da educação diante do novo desafio apresentado atuaram como protagonistas das alterações curriculares, estruturais e organizacionais emergentes nas escolas da rede pública.
Este livro traz uma interessante discussão acerca da utilização do computador como instrumento de ensino e aprendizagem de estudantes. Relacionado ao projeto denominado “Um Computador por Aluno”, conhecido como Projeto UCA. As discussões apresentadas se situam na confluência entre dois campos de investigação: o de Ensino de Ciências e o de Novas Tecnologias na Educação nas escolas em que ocorreu o Projeto UCA no estado de Rondônia, em que foi acompanhado o processo de planejamento e de avaliação da formação dos professores e professoras “Formação Brasil”, além de inúmeras visitas a escolas e que foram gravadas diversas entrevistas com os docentes. Destacando-se, em especial, as entrevistas realizadas com uma professora de Ciências, pelo fato de ela ter utilizado de forma mais assídua essa tecnologia com seus estudantes em sua sala aula. Neste livro também são descritas e analisadas algumas atividades didáticas-pedagógicas realizadas por essa professora com a utilização do computador em suas aulas. Constatando-se que, assim como essa professora, diversos professores e professoras, mesmo se deparando com inúmeros problemas na infræstrutura de suas salas de aula e das escolas, ousaram e buscaram diversas formas de incluir a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Logo, esta obra traz importantes discussões necessárias para profissionais da educação e demais interessados nessa temática, pois demonstra como profissionais da educação diante do novo desafio apresentado atuaram como protagonistas das alterações curriculares, estruturais e organizacionais emergentes nas escolas da rede pública.