Tomando como ponto de partida a narrativa do alemão Hans Staden – o primeiro livro publicado sobre o Brasil, em 1554, no qual o autor relata os meses em que passou cativo de tupinambás antropofágicos -, Primeiras impressões apresenta e discute, num texto ágil, o complexo amálgama de indústria, arte e códigos culturais vigentes que deu origem à criação da imagem do Brasil. Ricamente ilustrado, o livro analisa como as representações visuais produzidas pelos europeus em seu primeiro século de ocupação foram em grande parte moldadas não apenas por razões ideológicas, mas também pelos incipientes princípios tecnológicos e culturais de produção do livro impresso, então em seus primórdios. Assim, Primeiras impressões fornece ao leitor os recursos necessários para um exame mais aprofundado do conjunto de ilustrações que, do século XVI até o final do século XIX, construiu a imagem do Brasil. Imagem que, mesmo com crescentes revisões e questionamentos, insiste em manter-se presente.
O nascimento da cultura impressa e sua influência na criação da imagem do Brasil
Tomando como ponto de partida a narrativa do alemão Hans Staden – o primeiro livro publicado sobre o Brasil, em 1554, no qual o autor relata os meses em que passou cativo de tupinambás antropofágicos -, Primeiras impressões apresenta e discute, num texto ágil, o complexo amálgama de indústria, arte e códigos culturais vigentes que deu origem à criação da imagem do Brasil. Ricamente ilustrado, o livro analisa como as representações visuais produzidas pelos europeus em seu primeiro século de ocupação foram em grande parte moldadas não apenas por razões ideológicas, mas também pelos incipientes princípios tecnológicos e culturais de produção do livro impresso, então em seus primórdios. Assim, Primeiras impressões fornece ao leitor os recursos necessários para um exame mais aprofundado do conjunto de ilustrações que, do século XVI até o final do século XIX, construiu a imagem do Brasil. Imagem que, mesmo com crescentes revisões e questionamentos, insiste em manter-se presente.