Discutir sobre Educação tem sido algo recorrente e constante entre educadores que estudam e praticam esta área do saber tanto na academia quanto na escola. Neste contexto, esta coletânea contribui com este debate trazendo reflexões sobre teorias, políticas, vivências e práticas neste campo do conhecimento. Nos capítulos desta obra, encontram-se artigos que versam sobre este tema à luz de experiências pessoais e profissionais de educadores que atuam no estado do Ceará.
A obra está organizada em duas partes, sendo elas: Parte I: Educação e sua multiplicidade de saberes, com seis capítulos que abordam temas diversos da educação, tais como a disciplina de filosofia na atual conjuntura política brasileira, a percepção da ética e da cidadania, o fenômeno da imigração de educadores e estudos sobre as relações entre educação, tecnologia e arte; e Parte II: Políticas e gestão da educação, com quatro capítulos trazendo, entre outros assuntos, as contribuições de políticas educacionais no Ceará como o ProJovem Campo e o Novo Ensino Médio, além de textos sobre gestão democrática e participativa na escola pública.
Discutir sobre Educação tem sido algo recorrente e constante entre educadores que estudam e praticam esta área do saber tanto na academia quanto na escola. Neste contexto, esta coletânea contribui com este debate trazendo reflexões sobre teorias, políticas, vivências e práticas neste campo do conhecimento. Nos capítulos desta obra, encontram-se artigos que versam sobre este tema à luz de experiências pessoais e profissionais de educadores que atuam no estado do Ceará.
A obra está organizada em duas partes, sendo elas: Parte I: Educação e sua multiplicidade de saberes, com seis capítulos que abordam temas diversos da educação, tais como a disciplina de filosofia na atual conjuntura política brasileira, a percepção da ética e da cidadania, o fenômeno da imigração de educadores e estudos sobre as relações entre educação, tecnologia e arte; e Parte II: Políticas e gestão da educação, com quatro capítulos trazendo, entre outros assuntos, as contribuições de políticas educacionais no Ceará como o ProJovem Campo e o Novo Ensino Médio, além de textos sobre gestão democrática e participativa na escola pública.