Estamos em construção. Agradecemos a compreensão.

A construção da parentalidade

A construção da parentalidade

A criatividade musical e motora da criança com a plataforma Miror

A criatividade musical e motora da criança com a plataforma Miror

A correção de textos escolares sob o viés da análise do discurso

R$ 45,00
O livro tem como tema a correção de redação de alunos do ensino médio (normal e técnico) e do curso pré-vestibular. Trata-se de uma análise discursiva do depoimento oral e escrito de alunos quanto à correção de seus textos. O problema que originou é o fato de, diante da correção, o aluno reage paradoxalmente: ele pede um comentário que aponte seus erros e reclama quando tem seu erro mostrado. A hipótese de pesquisa é que o aluno pede a correção, porque sabe que necessita fazer uma redação de qualidade para alcançar sucesso no vestibular; por outro lado, ele reclama do excesso de apontamento de erros, porque julga que seu texto explicita seu pensamento. O objetivo da análise é encontrar na materialidade linguística desses alunos a explicação para tal pedido e reclamação. Para compor o corpus da pesquisa, foram analisados textos redigidos por estudantes e foram coletados depoimentos formais e informais desses alunos a respeito da correção. Os resultados mostram que a leitura que fazem do comentário é filtrada pela representação que fazem de correção, de corretor, de texto e de si mesmos; e pela subjetividade desses sujeitos. Além disso, demonstram que a atividade de redação, bem como o comentário, ajudam na formação do próprio sujeito.
Disponibilidade: Fora de estoque
SKU
9786525032603
This product is fulfilled by seller

Mais informações

Mais informações
Seller Admin
Autores Mônica Lopes Névoa Guimarães
Número de páginas 135
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
ISBN 6525032601
Encadernação Brochura com Sobrecapa
Edição 1
Ano de Edição 2022
Tiragem 0
Descrição O livro tem como tema a correção de redação de alunos do ensino médio (normal e técnico) e do curso pré-vestibular. Trata-se de uma análise discursiva do depoimento oral e escrito de alunos quanto à correção de seus textos. O problema que originou é o fato de, diante da correção, o aluno reage paradoxalmente: ele pede um comentário que aponte seus erros e reclama quando tem seu erro mostrado. A hipótese de pesquisa é que o aluno pede a correção, porque sabe que necessita fazer uma redação de qualidade para alcançar sucesso no vestibular; por outro lado, ele reclama do excesso de apontamento de erros, porque julga que seu texto explicita seu pensamento. O objetivo da análise é encontrar na materialidade linguística desses alunos a explicação para tal pedido e reclamação. Para compor o corpus da pesquisa, foram analisados textos redigidos por estudantes e foram coletados depoimentos formais e informais desses alunos a respeito da correção. Os resultados mostram que a leitura que fazem do comentário é filtrada pela representação que fazem de correção, de corretor, de texto e de si mesmos; e pela subjetividade desses sujeitos. Além disso, demonstram que a atividade de redação, bem como o comentário, ajudam na formação do próprio sujeito.
Código de Barras 9786525032603

Avaliações

Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:A correção de textos escolares sob o viés da análise do discurso