De que modos as produções midiáticas contemporâneas, com foco na saúde, participam no ordenamento simbólico das formas de cozinhar e de comer? Foi a partir dessa questão que a perspectiva da Sociedade do saudável emergiu e se desenhou como um caminho de aproximação ao modus operandi que se expressa no mundo editado da internet, quando o que está na mesa é a multifacetada ideia de alimentação saudável. Os discursos oriundos de mídias digitais audiovisuais (vídeos) de atividades culinárias, quando seguem um formato de ensino-aprendizagem, são de particular interesse para o campo da Alimentação e Nutrição, com destaque para o âmbito da formulação políticas públicas. Simultaneamente, nesse cenário, o olhar aqui dirigido para produções que circulam no mundo digital indica que – mesmo com os significativos esforços observados nas últimas décadas no sentido de superar o que vem sendo identificado como forte reducionismo que marca as ações situadas nos planos da educação alimentar e nutricional – ainda há um longo caminho pela frente a ser percorrido.
Daniela Menezes Neiva Maria Cláudia da Veiga Soares; Barcellos Manuela de Sá Pereira Colaço; Carvalho Dias
Número de páginas
130
Editora
EDITORA CRV
Idioma
PORTUGUÊS
ISBN
652516124X
Encadernação
Brochura
Edição
1
Ano de Edição
2024
Tiragem
0
Descrição
De que modos as produções midiáticas contemporâneas, com foco na saúde, participam no ordenamento simbólico das formas de cozinhar e de comer? Foi a partir dessa questão que a perspectiva da Sociedade do saudável emergiu e se desenhou como um caminho de aproximação ao modus operandi que se expressa no mundo editado da internet, quando o que está na mesa é a multifacetada ideia de alimentação saudável. Os discursos oriundos de mídias digitais audiovisuais (vídeos) de atividades culinárias, quando seguem um formato de ensino-aprendizagem, são de particular interesse para o campo da Alimentação e Nutrição, com destaque para o âmbito da formulação políticas públicas. Simultaneamente, nesse cenário, o olhar aqui dirigido para produções que circulam no mundo digital indica que – mesmo com os significativos esforços observados nas últimas décadas no sentido de superar o que vem sendo identificado como forte reducionismo que marca as ações situadas nos planos da educação alimentar e nutricional – ainda há um longo caminho pela frente a ser percorrido.