Estamos em construção. Agradecemos a compreensão.

Pequenas coisas

Pequenas coisas

A crítica literária feminista ibero-americana

A crítica literária feminista ibero-americana

Afetividade

R$ 160,00
A questão da Alfabetização e a do Letramento foi objeto de pesquisa de um grupo temático, na Faculdade de Educação/ Unicamp, formado por doutorandos, mestrandos e graduandos, que se reunia regularmente, durante o segundo lustro dos anos 80, discutindo esses temas. A partir dos anos 90, surgiram questões que colocaram novos desafios de natureza teórica e metodológica. Um deles foi sobre a constituição do sujeito como leitor autônomo. Especificamente: por que há adultos que têm uma relação íntima com as práticas sociais de leitura enquanto que outros demonstram total afastamento dessas práticas? Tais questões passaram a ser discutidas e logo ficou claro que se estava lidando com um objeto que extrapolava a dimensão cognitiva, cujo foco caracterizava os trabalhos até então: tratava-se de um tema que incluía a dimensão afetiva, nas relações que se constituem entre o sujeito e os diversos objetos e práticas culturais. Isso exigia uma base teórica que atendesse as demandas da pesquisa, coerente com a orientação que o grupo já havia assumido. Nesta perspectiva, o encontro com a teoria de Henri Wallon ocorreu quase que naturalmente. Assim, o grupo foi, gradualmente, alterando o seu objeto de estudo, passando a focar a dimensão afetiva no processo de constituição do sujeito. No mesmo sentido, passou a centrar a atenção na mediação pedagógica, desenvolvida pelo professor em sala de aula, tentando identificar os inevitáveis impactos afetivos dessa mediação nas relações que se estabelecem entre o sujeito e os diversos objetos em questão. Este livro apresenta textos de pesquisa cujo eixo foca a relação entre Afetividade e o planejamento das condições de ensino/aprendizagem.
Disponibilidade: Fora de estoque
SKU
9788575917473
This product is fulfilled by seller

Mais informações

Mais informações
Autores Achille Mbembe
Número de páginas 496
Editora EDITORA MERCADO DE LETRAS
Idioma PORTUGUÊS
ISBN 8575917471
Encadernação Brochura com Sobrecapa
Edição 1
Ano de Edição 2023
Tiragem 0
Descrição planejamento do ensino A questão da Alfabetização e a do Letramento foi objeto de pesquisa de um grupo temático, na Faculdade de Educação/ Unicamp, formado por doutorandos, mestrandos e graduandos, que se reunia regularmente, durante o segundo lustro dos anos 80, discutindo esses temas. A partir dos anos 90, surgiram questões que colocaram novos desafios de natureza teórica e metodológica. Um deles foi sobre a constituição do sujeito como leitor autônomo. Especificamente: por que há adultos que têm uma relação íntima com as práticas sociais de leitura enquanto que outros demonstram total afastamento dessas práticas? Tais questões passaram a ser discutidas e logo ficou claro que se estava lidando com um objeto que extrapolava a dimensão cognitiva, cujo foco caracterizava os trabalhos até então: tratava-se de um tema que incluía a dimensão afetiva, nas relações que se constituem entre o sujeito e os diversos objetos e práticas culturais. Isso exigia uma base teórica que atendesse as demandas da pesquisa, coerente com a orientação que o grupo já havia assumido. Nesta perspectiva, o encontro com a teoria de Henri Wallon ocorreu quase que naturalmente. Assim, o grupo foi, gradualmente, alterando o seu objeto de estudo, passando a focar a dimensão afetiva no processo de constituição do sujeito. No mesmo sentido, passou a centrar a atenção na mediação pedagógica, desenvolvida pelo professor em sala de aula, tentando identificar os inevitáveis impactos afetivos dessa mediação nas relações que se estabelecem entre o sujeito e os diversos objetos em questão. Este livro apresenta textos de pesquisa cujo eixo foca a relação entre Afetividade e o planejamento das condições de ensino/aprendizagem.
Código de Barras 9788575917473

Avaliações

Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Afetividade