Este livro resulta de uma experiência de mais de dez anos com material didático elaborado para um curso de Metodologia Científica da PUC-SP. Pretende mostrar que o método científico é histórico; que não se resume a técnicas; que está fundado em concepções amplas de mundo, devendo ser avaliado também a partir delas; e que os problemas enfrentados pela filosofia, pela ciência, pelo conhecimento são também históricos. Pretende, enfim, levar o leitor a refletir sobre a ciência de modo mais abrangente, de forma não dogmática. Para compreender a ciência contribui também para um repensar da ciência nas suas várias áreas, explorando a relação entre aspectos sociais, políticos e econômicos de um dado momento histórico e o pensamento filosófico que o marcou, e apresentando, em cada grande período – Grécia Antiga, Europa Medieval, a Ciência Moderna, séculos XXVIII e XIX – pensadores escolhidos por representarem os confrontos do seu tempo e pela influência que exerceram ou exercem no pensamento contemporâneo.
Este livro resulta de uma experiência de mais de dez anos com material didático elaborado para um curso de Metodologia Científica da PUC-SP. Pretende mostrar que o método científico é histórico; que não se resume a técnicas; que está fundado em concepções amplas de mundo, devendo ser avaliado também a partir delas; e que os problemas enfrentados pela filosofia, pela ciência, pelo conhecimento são também históricos. Pretende, enfim, levar o leitor a refletir sobre a ciência de modo mais abrangente, de forma não dogmática. Para compreender a ciência contribui também para um repensar da ciência nas suas várias áreas, explorando a relação entre aspectos sociais, políticos e econômicos de um dado momento histórico e o pensamento filosófico que o marcou, e apresentando, em cada grande período – Grécia Antiga, Europa Medieval, a Ciência Moderna, séculos XXVIII e XIX – pensadores escolhidos por representarem os confrontos do seu tempo e pela influência que exerceram ou exercem no pensamento contemporâneo.