A versão original deste livro, Learning by Refraction, foi publicada no ano de 2018, por ocasião do 25º aniversário do documento Pedagogia Inaciana: uma Proposta Prática (1993), em que a Companhia de Jesus promulgava oficialmente o “Paradigma Pedagógico Inaciano” (PPI), dirigido principalmente, porém não exclusivamente, aos colégios jesuítas.
Esta obra apresenta um desenvolvimento e uma aplicação desse paradigma de ensino-aprendizagem para o século XXI. Procede das experiências e das reflexões de professores que utilizaram o PPI em suas aulas durante todos esses anos, e incorpora os mais recentes avanços pedagógicos que podem ajudar a pedagogia inaciana a alcançar toda a sua capacidade
transformadora nas vidas dos docentes que a utilizam e nas de seus alunos. O livro oferece um roteiro para qualquer educador que busque ir além do mínimo exigido e queira provocar em seus alunos uma autêntica experiência de aprendizagem em profundidade.
Os educadores (não só dos colégios jesuítas), sem dúvida, encontrarão ideias e enfoques úteis que poderão aplicar à sua prática docente.
Um guia de pedagogia inaciana do século XXI para docentes
A versão original deste livro, Learning by Refraction, foi publicada no ano de 2018, por ocasião do 25º aniversário do documento Pedagogia Inaciana: uma Proposta Prática (1993), em que a Companhia de Jesus promulgava oficialmente o “Paradigma Pedagógico Inaciano” (PPI), dirigido principalmente, porém não exclusivamente, aos colégios jesuítas.
Esta obra apresenta um desenvolvimento e uma aplicação desse paradigma de ensino-aprendizagem para o século XXI. Procede das experiências e das reflexões de professores que utilizaram o PPI em suas aulas durante todos esses anos, e incorpora os mais recentes avanços pedagógicos que podem ajudar a pedagogia inaciana a alcançar toda a sua capacidade
transformadora nas vidas dos docentes que a utilizam e nas de seus alunos. O livro oferece um roteiro para qualquer educador que busque ir além do mínimo exigido e queira provocar em seus alunos uma autêntica experiência de aprendizagem em profundidade.
Os educadores (não só dos colégios jesuítas), sem dúvida, encontrarão ideias e enfoques úteis que poderão aplicar à sua prática docente.