Integrar a utilização da internet no currículo de um modo significativo e incorporá-la às atuais práticas de sala de aula bem-sucedida, como a educação baseada em resultados, numa aprendizagem colaborativa, poderá fornecer um contexto autêntico em que os alunos desenvolvem conhecimentos, habilidades e valores. Nesse contexto, a Pedagogia de Projetos permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os conhecimentos dentro de um contexto e em sua totalidade, utilizando, para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e na sua experiência sociocultural. Os meios de comunicação, expandindo-se geograficamente, levam, até os mais distantes rincões do planeta, novos desejos de consumo, transformando, em poucos anos, culturas que tinham tradições milenares. As mudanças nos valores e no tempo e espaço levam-nos a assumir os mais variados papéis de um momento para outro, fazendo da esquizofrenia a normalidade. A capacitação dos professores é importante, trabalhando assim novas formas de aprenderem, através de intercâmbios virtuais ou presenciais com alunos e professores de diferentes culturas e realidades sociais. O professor que deseja melhorar suas competências profissionais e metodológicas de ensino, além da própria reflexão e atualização sobre o conteúdo da matéria ensinada, precisa estar em estado permanente de aprendizagem. As mais modernas tecnologias de informação e comunicação exigem uma reestruturação ampla dos objetivos de ensino e de aprendizagem e, principalmente, do sistema escolar.
A metodologia webquest na prática
Integrar a utilização da internet no currículo de um modo significativo e incorporá-la às atuais práticas de sala de aula bem-sucedida, como a educação baseada em resultados, numa aprendizagem colaborativa, poderá fornecer um contexto autêntico em que os alunos desenvolvem conhecimentos, habilidades e valores. Nesse contexto, a Pedagogia de Projetos permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os conhecimentos dentro de um contexto e em sua totalidade, utilizando, para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e na sua experiência sociocultural. Os meios de comunicação, expandindo-se geograficamente, levam, até os mais distantes rincões do planeta, novos desejos de consumo, transformando, em poucos anos, culturas que tinham tradições milenares. As mudanças nos valores e no tempo e espaço levam-nos a assumir os mais variados papéis de um momento para outro, fazendo da esquizofrenia a normalidade. A capacitação dos professores é importante, trabalhando assim novas formas de aprenderem, através de intercâmbios virtuais ou presenciais com alunos e professores de diferentes culturas e realidades sociais. O professor que deseja melhorar suas competências profissionais e metodológicas de ensino, além da própria reflexão e atualização sobre o conteúdo da matéria ensinada, precisa estar em estado permanente de aprendizagem. As mais modernas tecnologias de informação e comunicação exigem uma reestruturação ampla dos objetivos de ensino e de aprendizagem e, principalmente, do sistema escolar.