A Educação Comparada pode produzir importantes contribuições para a qualificação das políticas e das ações das instituições e dos Estados, pois sempre esteve vocacionada para compreender a dinâmica dos sistemas educacionais. Atualmente, uma das políticas que afeta diretamente a organização e as dinâmicas de regulação dos sistemas educacionais é a avaliação, pois envolve a função e as intenções ideológicas dos mecanismos regulatórios nacionais e internacionais, as relações de poder e o papel desempenhado pelos atores que integram as instâncias de tomada de decisão, as relações de comunicação vertical e horizontal, os processos de transferência de modelos, entre outros aspectos que são objetos das pesquisas que articulam Educação Comparada e avaliação. A Coleção vincula-se às interações e contribuições do Grupo de Trabalho da CLACSO (2016-2019), ao Programa de Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AUPL), à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF). Os autores compartilham investigações e experiências desenvolvidas em diversas Universidades do Brasil, México, Cabo Verde e Portugal. Trata-se de discussões sobre pesquisas em educação comparada relacionadas à avaliação, os retratos da avaliação a partir dos marcos legais, o papel formativo da avalição institucional, as políticas de acreditação de qualidade e de avaliação dos egressos na educação superior, a avaliação regulatória da educação superior no SINAES nas cinco regiões brasileiras e a avaliação das aprendizagens na educação superior a partir de um mapa da visibilidade da deficiência.
perspectivas comparadas volume 3
A Educação Comparada pode produzir importantes contribuições para a qualificação das políticas e das ações das instituições e dos Estados, pois sempre esteve vocacionada para compreender a dinâmica dos sistemas educacionais. Atualmente, uma das políticas que afeta diretamente a organização e as dinâmicas de regulação dos sistemas educacionais é a avaliação, pois envolve a função e as intenções ideológicas dos mecanismos regulatórios nacionais e internacionais, as relações de poder e o papel desempenhado pelos atores que integram as instâncias de tomada de decisão, as relações de comunicação vertical e horizontal, os processos de transferência de modelos, entre outros aspectos que são objetos das pesquisas que articulam Educação Comparada e avaliação. A Coleção vincula-se às interações e contribuições do Grupo de Trabalho da CLACSO (2016-2019), ao Programa de Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AUPL), à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF). Os autores compartilham investigações e experiências desenvolvidas em diversas Universidades do Brasil, México, Cabo Verde e Portugal. Trata-se de discussões sobre pesquisas em educação comparada relacionadas à avaliação, os retratos da avaliação a partir dos marcos legais, o papel formativo da avalição institucional, as políticas de acreditação de qualidade e de avaliação dos egressos na educação superior, a avaliação regulatória da educação superior no SINAES nas cinco regiões brasileiras e a avaliação das aprendizagens na educação superior a partir de um mapa da visibilidade da deficiência.