O Evangelho proclamado em cada domingo oferece à comunidade de fé as características próprias do mistério pascal que é contemplado naquela celebração. É nele que aqueles que presidem a celebração no Dia do Senhor buscam inspiração para oferecer na homilia um aprofundamento da Palavra do Senhor. O Prefácio retoma-o, condensando os grandes motivos de ação de graças na Prece Eucarística. Num único ato de culto pelo qual é oferecido aos fiéis um alimento proveniente de duas mesas, a da Palavra e a da Eucaristia, o Evangelho é a fonte de inspiração para este compositor tão conhecido do povo que, retomando uma frase curta e a mais importante, tirada do próprio Evangelho do dia, torna através da música e da poesia um meio eficaz para guardar a mensagem no coração e na vida. O canto do Evangelho pode ser entoado em diversos momentos: antes de iniciar a celebração da missa ou da Palavra; após a leitura do Evangelho; após a pregação (homilia); na Comunhão com um salmo apropriado; na catequese; na Liturgia das Horas, como antífona do Cântico evangélico, ou ainda na meditação pessoal ou comunitária, para aprofundar a Palavra de Deus. Quando se cantam com um salmo (na Comunhão), os Cantos do Evangelho buscam estabelecer esta conexão entre a ação gestual (aproximar-se da mesa eucarística) e o Evangelho de cada domingo. Num único volume o autor oferece um rico repertório para os três ciclos do Ano Litúrgico (A, B e C), a fim de enriquecer aquele já existente. As comunidades e os diversos grupos de cantores e instrumentistas encontrarão no repertório deste livro ótimas opções para que o canto da comunhão “expresse pela unidade das vozes a união espiritual daqueles que se aproximam à mesa da comunhão, demonstrando a alegria dos corações e realçando a índole comunitária da procissão para receber a Eucaristia” (Instrução Geral do Missal Romano, 86).
anos A, B e C
O Evangelho proclamado em cada domingo oferece à comunidade de fé as características próprias do mistério pascal que é contemplado naquela celebração. É nele que aqueles que presidem a celebração no Dia do Senhor buscam inspiração para oferecer na homilia um aprofundamento da Palavra do Senhor. O Prefácio retoma-o, condensando os grandes motivos de ação de graças na Prece Eucarística. Num único ato de culto pelo qual é oferecido aos fiéis um alimento proveniente de duas mesas, a da Palavra e a da Eucaristia, o Evangelho é a fonte de inspiração para este compositor tão conhecido do povo que, retomando uma frase curta e a mais importante, tirada do próprio Evangelho do dia, torna através da música e da poesia um meio eficaz para guardar a mensagem no coração e na vida. O canto do Evangelho pode ser entoado em diversos momentos: antes de iniciar a celebração da missa ou da Palavra; após a leitura do Evangelho; após a pregação (homilia); na Comunhão com um salmo apropriado; na catequese; na Liturgia das Horas, como antífona do Cântico evangélico, ou ainda na meditação pessoal ou comunitária, para aprofundar a Palavra de Deus. Quando se cantam com um salmo (na Comunhão), os Cantos do Evangelho buscam estabelecer esta conexão entre a ação gestual (aproximar-se da mesa eucarística) e o Evangelho de cada domingo. Num único volume o autor oferece um rico repertório para os três ciclos do Ano Litúrgico (A, B e C), a fim de enriquecer aquele já existente. As comunidades e os diversos grupos de cantores e instrumentistas encontrarão no repertório deste livro ótimas opções para que o canto da comunhão “expresse pela unidade das vozes a união espiritual daqueles que se aproximam à mesa da comunhão, demonstrando a alegria dos corações e realçando a índole comunitária da procissão para receber a Eucaristia” (Instrução Geral do Missal Romano, 86).