O presente estudo, Dante como poeta do mundo terreno, de 1929, é uma síntese extraordinária da Divina comédia, uma das obras centrais da literatura ocidental. Erich Auerbach, autor de Mimesis, teve uma relação intensa com o poema dantesco, manifesta ao longo de toda a sua vida, mas é sobretudo neste livro — pela primeira vez traduzido do alemão ao português — que ela se expressa plenamente.
O crítico sustenta que não é possível compreendermos a Divina comédia sem a Summa Theologica de Tomás de Aquino, obra que sistematizou a doutrina dos primeiros Padres da Igreja, na qual a Verdade divina manifesta-se historicamente no mundo terreno. A grande proeza do poeta florentino, segundo Auerbach, foi justamente a de ser o primeiro autor a dar forma literária a essa concepção cristã, através da trajetória de personagens reais como Paolo Malatesta, Francesca de Rimini, Cacciaguida degli Elisei, São Francisco de Assis e outras figuras que nos falam vivamente até hoje.
O presente estudo, Dante como poeta do mundo terreno, de 1929, é uma síntese extraordinária da Divina comédia, uma das obras centrais da literatura ocidental. Erich Auerbach, autor de Mimesis, teve uma relação intensa com o poema dantesco, manifesta ao longo de toda a sua vida, mas é sobretudo neste livro — pela primeira vez traduzido do alemão ao português — que ela se expressa plenamente.
O crítico sustenta que não é possível compreendermos a Divina comédia sem a Summa Theologica de Tomás de Aquino, obra que sistematizou a doutrina dos primeiros Padres da Igreja, na qual a Verdade divina manifesta-se historicamente no mundo terreno. A grande proeza do poeta florentino, segundo Auerbach, foi justamente a de ser o primeiro autor a dar forma literária a essa concepção cristã, através da trajetória de personagens reais como Paolo Malatesta, Francesca de Rimini, Cacciaguida degli Elisei, São Francisco de Assis e outras figuras que nos falam vivamente até hoje.