Dentre os vários desafios que a Escola enfrenta, o trato com a Diferença é dos mais sensíveis. Isto se dá não apenas porque lidar com a Diferença exige o enfrentamento de questões delicadas, como gênero, raça, preconceito, discriminação, mas, sobretudo, porque abordar os temas que lhe são relativos exige a crítica às representações sociais, a partir das quais se lê e se dá a ler o mundo. Abordar a Diferença implica, necessariamente, em uma postura de questionamento acerca das fórmulas geralmente acionadas para estabelecer lugares sociais e fundamentar hierarquias. Nada disso se faz sem reflexão e sem embasamento. O livro Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação aborda o tema a partir de questões diferentes, considerando a produção acadêmica, os discursos sociais, as práticas docentes, os processos de formação continuada e as dinâmicas da Escola. Os textos aqui reunidos, expressam o investimento feito pelo NEAB-GERA/UFPA na formação de quadros, especialmente na compreensão do professor como um intelectual produtor de conhecimentos e formulador de reflexões acerca dos temas que envolvem o universo no qual exerce seu ofício. Os temas abordados nesta Coletânea resultam de reflexões desenvolvidas no âmbito de sua formação na pós-graduação, sob a orientação de seus professores. Eles expressam, uma convergência de interesses entre as pesquisas dos professores formadores e aquelas desenvolvidas por seus orientandos, em um processo de discussão e aprendizado mútuo.Wilma de Nazaré Baía Coelho
Dentre os vários desafios que a Escola enfrenta, o trato com a Diferença é dos mais sensíveis. Isto se dá não apenas porque lidar com a Diferença exige o enfrentamento de questões delicadas, como gênero, raça, preconceito, discriminação, mas, sobretudo, porque abordar os temas que lhe são relativos exige a crítica às representações sociais, a partir das quais se lê e se dá a ler o mundo. Abordar a Diferença implica, necessariamente, em uma postura de questionamento acerca das fórmulas geralmente acionadas para estabelecer lugares sociais e fundamentar hierarquias. Nada disso se faz sem reflexão e sem embasamento. O livro Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação aborda o tema a partir de questões diferentes, considerando a produção acadêmica, os discursos sociais, as práticas docentes, os processos de formação continuada e as dinâmicas da Escola. Os textos aqui reunidos, expressam o investimento feito pelo NEAB-GERA/UFPA na formação de quadros, especialmente na compreensão do professor como um intelectual produtor de conhecimentos e formulador de reflexões acerca dos temas que envolvem o universo no qual exerce seu ofício. Os temas abordados nesta Coletânea resultam de reflexões desenvolvidas no âmbito de sua formação na pós-graduação, sob a orientação de seus professores. Eles expressam, uma convergência de interesses entre as pesquisas dos professores formadores e aquelas desenvolvidas por seus orientandos, em um processo de discussão e aprendizado mútuo.Wilma de Nazaré Baía Coelho