Este livro intitulado Descortinando e desconstruindo olhares e leituras sobre Walter Benjamin, organizando pelas professoras Luzia Batista de Oliveira Silva e Carol Manzoli Palma é fruto de uma experiência em sala de aula com discentes do mestrado e doutorado em educação, num Programa de Pós-graduação. Os primeiros passos na trilha do autor foram permeados de diálogos, conversas, levantamento de referências, momentos para tentar sanar dúvidas, de enfrentar questionamentos, no que tange à filosofia de Walter Benjamin para a formação em educação. Entretanto, em que pese a indiscutível importância da sua obra referente à educação e os elementos conflituosos que surgem diante do inusitado, constata-se que a obra do filósofo judeu-alemão ainda é pouco divulgada, discutida ou trabalhada nos cursos de formação em educação, no Brasil. Por isso, acredito que ainda há muito para ser feito, dado que ler a obra desse filósofo significa abrir visões de mundo e estender o olhar para muito além dos muros da universidade nos provocando e nos impondo, como exigência intelectual e acadêmica, examinar o presente. Trata-se, em última análise, do reconhecimento pela grande contribuição do autor, seu legado para esta esta e para as futuras gerações. Os textos sobre a filosofia da educação vão sendo produzidos, numa convergência livre e responsável, com a área de formação e com atuação do discente pesquisador; pesquisas que atestam, se assim posso dizer, compreensão, respeito, identificação e empatia pela obra do filósofo. Luzia Batista de Oliveira Silva
Carol Manzoli Luzia Batista de Oliveira; Palma Silva
Número de páginas
340
Editora
LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma
PORTUGUÊS
ISBN
8578613686
Encadernação
Brochura
Edição
1
Tiragem
0
Descrição
Este livro intitulado Descortinando e desconstruindo olhares e leituras sobre Walter Benjamin, organizando pelas professoras Luzia Batista de Oliveira Silva e Carol Manzoli Palma é fruto de uma experiência em sala de aula com discentes do mestrado e doutorado em educação, num Programa de Pós-graduação. Os primeiros passos na trilha do autor foram permeados de diálogos, conversas, levantamento de referências, momentos para tentar sanar dúvidas, de enfrentar questionamentos, no que tange à filosofia de Walter Benjamin para a formação em educação. Entretanto, em que pese a indiscutível importância da sua obra referente à educação e os elementos conflituosos que surgem diante do inusitado, constata-se que a obra do filósofo judeu-alemão ainda é pouco divulgada, discutida ou trabalhada nos cursos de formação em educação, no Brasil. Por isso, acredito que ainda há muito para ser feito, dado que ler a obra desse filósofo significa abrir visões de mundo e estender o olhar para muito além dos muros da universidade nos provocando e nos impondo, como exigência intelectual e acadêmica, examinar o presente. Trata-se, em última análise, do reconhecimento pela grande contribuição do autor, seu legado para esta esta e para as futuras gerações. Os textos sobre a filosofia da educação vão sendo produzidos, numa convergência livre e responsável, com a área de formação e com atuação do discente pesquisador; pesquisas que atestam, se assim posso dizer, compreensão, respeito, identificação e empatia pela obra do filósofo. Luzia Batista de Oliveira Silva