Diálogo. Ação indispensável à constituição dos seres humanos que, por sua vez, pode nos fazer lembrar tanto a nossa condição de incompletude quanto o nosso devir constante, incerto em e pelos outros. Incompletude e incerteza que, em grande medida, também estão presentes naqueles seres humanos que se utilizam da Pesquisa em Ensino de Física para dar sentido (valor e direção) de si, dos outros e do mundo. De forma a destacar e problematizar esse importante papel jogado pelo Diálogo na compreensão e constituição dos seres humanos, em particular, aqueles ligados à Pesquisa em Ensino de Física, os Organizadores do XV EPEF escolheram o "Diálogo entre as múltiplas perspectivas na pesquisa em ensino de Física", como temática desse evento, realizado em outubro de 2014 em Maresias (SP), e título do presente livro. Livro que foi construído na perspectiva de possibilitar a seus eitores o início e/ou continuação de profícuas reflexões e ações sobre e pelos registros escritos das falas fundadas sobre diversas perspectivas teórico-metodológicas, que foram apresentadas e debatidas pelos pesquisadores convidados que participaram das mesas-redondas e da escola de formação do XV EPEF. Ao menos é isso que se deseja àqueles que, por ventura, se arriscarem a se defrontar com suas imitações e incertezas, principalmente aquelas associadas ao campo da Pesquisa em Ensino de Física (ou outros).
Diálogo. Ação indispensável à constituição dos seres humanos que, por sua vez, pode nos fazer lembrar tanto a nossa condição de incompletude quanto o nosso devir constante, incerto em e pelos outros. Incompletude e incerteza que, em grande medida, também estão presentes naqueles seres humanos que se utilizam da Pesquisa em Ensino de Física para dar sentido (valor e direção) de si, dos outros e do mundo. De forma a destacar e problematizar esse importante papel jogado pelo Diálogo na compreensão e constituição dos seres humanos, em particular, aqueles ligados à Pesquisa em Ensino de Física, os Organizadores do XV EPEF escolheram o "Diálogo entre as múltiplas perspectivas na pesquisa em ensino de Física", como temática desse evento, realizado em outubro de 2014 em Maresias (SP), e título do presente livro. Livro que foi construído na perspectiva de possibilitar a seus eitores o início e/ou continuação de profícuas reflexões e ações sobre e pelos registros escritos das falas fundadas sobre diversas perspectivas teórico-metodológicas, que foram apresentadas e debatidas pelos pesquisadores convidados que participaram das mesas-redondas e da escola de formação do XV EPEF. Ao menos é isso que se deseja àqueles que, por ventura, se arriscarem a se defrontar com suas imitações e incertezas, principalmente aquelas associadas ao campo da Pesquisa em Ensino de Física (ou outros).