OS AVANÇOS tecnológicos e matemáticos são tão antigos quanto os seres humanos, mas hoje em dia o ensino de matemática se esforça para acompanhar a velocidade das mudanças das tecnologias digitais. Para acompanhar essas mudanças a Educação Matemática precisa investigações contínuas para entender com aproveitar dessas tecnologias que atualmente fornecem ferramentas para a visualização e a comunicação de informações. À medida que o paradigma das atividades online muda do computador, seja desktop ou laptop, para o dispositivo móvel, é necessário que educadores pensem cuidadosamente como essa mudança tecnológica pode afetar potencialmente o aprendizado do estudante. Neste sentido é importante e urgente, este livro pois ele traz elementos novos para a literatura sobre a inserção da nova tecnologia de dispositivos móveis na Educação Básica e no Ensino Superior. Se olharmos as pesquisas em Educação Matemática não apenas no Brasil percebemos que há poucas investigações que focam nos smartphones e tablets, e seus aplicativos e softwares. Assim, essa organização de pesquisas contribui para preencher uma lacuna notável nos estudos em Educação Matemática. Nos nove capítulos - sobre a utilização dos dispositivos móveis - que este livro oferece a literatura em Educação Matemática e as contribuições de pesquisas se manifestam nos diferentes tópicos abordados. As investigações apresentadas variam dos anos inicias ao ensino médio, incluindo o profissionalizante. Estão voltadas para as licenciaturas e a formação matemática de professores. Quanto aos conteúdos exploram desde numeração à geometria e, em termos de processos matemáticos, abordam desde a composição de transformações geométricas até justificativas e argumentações matemáticas. MARCELO ALMEIDA BAIRRAL & MERCEDES CARVALHO SANTOS (ORGS.) Além dessa diversidade de tópicos, níveis e preocupações matemáticas esta obra também fornece considerações teóricas e interdisciplinares. Por exemplo, como os dispositivos móveis proporcionam
OS AVANÇOS tecnológicos e matemáticos são tão antigos quanto os seres humanos, mas hoje em dia o ensino de matemática se esforça para acompanhar a velocidade das mudanças das tecnologias digitais. Para acompanhar essas mudanças a Educação Matemática precisa investigações contínuas para entender com aproveitar dessas tecnologias que atualmente fornecem ferramentas para a visualização e a comunicação de informações. À medida que o paradigma das atividades online muda do computador, seja desktop ou laptop, para o dispositivo móvel, é necessário que educadores pensem cuidadosamente como essa mudança tecnológica pode afetar potencialmente o aprendizado do estudante. Neste sentido é importante e urgente, este livro pois ele traz elementos novos para a literatura sobre a inserção da nova tecnologia de dispositivos móveis na Educação Básica e no Ensino Superior. Se olharmos as pesquisas em Educação Matemática não apenas no Brasil percebemos que há poucas investigações que focam nos smartphones e tablets, e seus aplicativos e softwares. Assim, essa organização de pesquisas contribui para preencher uma lacuna notável nos estudos em Educação Matemática. Nos nove capítulos - sobre a utilização dos dispositivos móveis - que este livro oferece a literatura em Educação Matemática e as contribuições de pesquisas se manifestam nos diferentes tópicos abordados. As investigações apresentadas variam dos anos inicias ao ensino médio, incluindo o profissionalizante. Estão voltadas para as licenciaturas e a formação matemática de professores. Quanto aos conteúdos exploram desde numeração à geometria e, em termos de processos matemáticos, abordam desde a composição de transformações geométricas até justificativas e argumentações matemáticas. MARCELO ALMEIDA BAIRRAL & MERCEDES CARVALHO SANTOS (ORGS.) Além dessa diversidade de tópicos, níveis e preocupações matemáticas esta obra também fornece considerações teóricas e interdisciplinares. Por exemplo, como os dispositivos móveis proporcionam