Estamos em construção. Agradecemos a compreensão.

Formação de professores de ciências e matemáticas: Desafios do Século XXI

Formação de professores de ciências e matemáticas: Desafios do Século XXI

Fontes renováveis de energia: Produção de energia para um desenvolvimento sustentável

Fontes renováveis de energia: Produção de energia para um desenvolvimento sustentável

Do sertão para o mar: um estudo sobre a experiência portuguesa na América: o caso do Diretório dos Índios (1750-1798)

R$ 110,00
A História do Brasil é tradicionalmente percebida desde a Europa. Essa perspectiva, formulada no Século XIX, tornou-se hegemônica. Por meio dela, assumem-se os eventos ocorridos naquela parte do mundo como condicionantes dos processos vividos aqui. O estudo proposto em Do Sertão para o mar propõe orientação diversa. A análise do Diretório dos Índios , legislação conformadora da política indigenista, na segunda metade do século XVIII , enseja uma interpretação distinta da usual: são os processos vividos na América , as relações engendradas pelos agentes históricos diretamente envolvidos, que pontuam e permitem atribuir significado aos eventos. por essa razão , o estudo propõe uma imersão na sociedade colonial paraense daquele período, entendendo o Diretório dos Índios como fruto daquelas relações. Indígenas,colonos, mestiços e agentes da administração portuguesa participam, assim, não somente das tramas que resultaram naquela legislação, mas , sobretudo, da conformação de uma cultura política cujos desdobramentos são percebidos no Brasil contemporâneo.
Disponibilidade: Fora de estoque
SKU
9788578614379
This product is fulfilled by seller

Mais informações

Mais informações
Seller Admin
Autores Mauro Cesar Coelho
Número de páginas 492
Editora LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma PORTUGUÊS
ISBN 8578614372
Encadernação Brochura
Edição 1
Tiragem 0
Descrição A História do Brasil é tradicionalmente percebida desde a Europa. Essa perspectiva, formulada no Século XIX, tornou-se hegemônica. Por meio dela, assumem-se os eventos ocorridos naquela parte do mundo como condicionantes dos processos vividos aqui. O estudo proposto em Do Sertão para o mar propõe orientação diversa. A análise do Diretório dos Índios , legislação conformadora da política indigenista, na segunda metade do século XVIII , enseja uma interpretação distinta da usual: são os processos vividos na América , as relações engendradas pelos agentes históricos diretamente envolvidos, que pontuam e permitem atribuir significado aos eventos. por essa razão , o estudo propõe uma imersão na sociedade colonial paraense daquele período, entendendo o Diretório dos Índios como fruto daquelas relações. Indígenas,colonos, mestiços e agentes da administração portuguesa participam, assim, não somente das tramas que resultaram naquela legislação, mas , sobretudo, da conformação de uma cultura política cujos desdobramentos são percebidos no Brasil contemporâneo.
Código de Barras 9788578614379

Avaliações

Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Do sertão para o mar: um estudo sobre a experiência portuguesa na América: o caso do Diretório dos Índios (1750-1798)