Estamos em construção. Agradecemos a compreensão.

O autismo como estrutura subjetiva

O autismo como estrutura subjetiva

A educação de surdos na cidade de Belo Horizonte

A educação de surdos na cidade de Belo Horizonte

Educação ambiental, conservação e disputas de hegemonia

R$ 80,00
Este livro é sobre a educação ambiental como princípio da política de meio ambiente, na interface com dois instrumentos sobrepostos: as unidades de conservação e a fiscalização ambiental. A obra reconhece e demonstra disputas de hegemonia — de concepções e de práticas — em basicamente dois campos sociais: o da educação ambiental e o da conservação. Ambos são atravessados por projetos societários antagônicos, um de maior aprofundamento da democracia de base popular; outro de hegemonia da lógica de mercado e diminuição do Estado no atendimento de direitos sociais diversos — incluindo aquele referente a um meio ambiente ecologicamente equilibrado — e fortalecimento do Estado para assegurar privilégios privados e concentrados, injustos e insustentáveis. Com base em pesquisa cujo recorte foi uma experiência entre 2013 e 2016 no planejamento da fiscalização ambiental em unidades de conservação paulistas, este livro aborda desde o debate no campo da conservação, aproximando-se de uma de suas estratégias, as áreas protegidas, até as disputas no campo da educação ambiental, contextualizando-a nos espaços de participação social nas políticas de gestão ambiental pública. Para isso, essas disputas de hegemonia são analisadas a partir de categorias desenvolvidas por Antonio Gramsci. Esse recurso a uma leitura de Gramsci no contexto socioambiental contemporâneo nos ajuda a elevá-las a uma disputa de hegemonia mais ampla, mais estrutural e revolucionária — a disputa de hegemonia na totalidade das relações entre o Estado em sentido mais estrito, a sociedade civil e a estrutura das relações sociais de produção. Nesse contexto, a educação ambiental, com sua potência emancipatória e revolucionária, e as unidades de conservação, como vértices de transformações radicais e materiais nos territórios, conguram-se como trincheiras que podem contribuir para a construção de outro Estado em sentido amplo e outro projeto societário.
Disponibilidade: Fora de estoque
SKU
9786525049960
This product is fulfilled by seller

Mais informações

Mais informações
Seller Admin
Autores Rodrigo Machado
Número de páginas 279
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
ISBN 6525049962
Encadernação Brochura com Sobrecapa
Edição 1
Ano de Edição 2023
Tiragem 0
Descrição Este livro é sobre a educação ambiental como princípio da política de meio ambiente, na interface com dois instrumentos sobrepostos: as unidades de conservação e a fiscalização ambiental. A obra reconhece e demonstra disputas de hegemonia — de concepções e de práticas — em basicamente dois campos sociais: o da educação ambiental e o da conservação. Ambos são atravessados por projetos societários antagônicos, um de maior aprofundamento da democracia de base popular; outro de hegemonia da lógica de mercado e diminuição do Estado no atendimento de direitos sociais diversos — incluindo aquele referente a um meio ambiente ecologicamente equilibrado — e fortalecimento do Estado para assegurar privilégios privados e concentrados, injustos e insustentáveis. Com base em pesquisa cujo recorte foi uma experiência entre 2013 e 2016 no planejamento da fiscalização ambiental em unidades de conservação paulistas, este livro aborda desde o debate no campo da conservação, aproximando-se de uma de suas estratégias, as áreas protegidas, até as disputas no campo da educação ambiental, contextualizando-a nos espaços de participação social nas políticas de gestão ambiental pública. Para isso, essas disputas de hegemonia são analisadas a partir de categorias desenvolvidas por Antonio Gramsci. Esse recurso a uma leitura de Gramsci no contexto socioambiental contemporâneo nos ajuda a elevá-las a uma disputa de hegemonia mais ampla, mais estrutural e revolucionária — a disputa de hegemonia na totalidade das relações entre o Estado em sentido mais estrito, a sociedade civil e a estrutura das relações sociais de produção. Nesse contexto, a educação ambiental, com sua potência emancipatória e revolucionária, e as unidades de conservação, como vértices de transformações radicais e materiais nos territórios, conguram-se como trincheiras que podem contribuir para a construção de outro Estado em sentido amplo e outro projeto societário.
Código de Barras 9786525049960

Avaliações

Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Educação ambiental, conservação e disputas de hegemonia