Na atual conjuntura pela qual o país atravessa, abordar e tornar público as experiências, convivências e práticas pedagógicas relacionadas à educação de pessoas jovens, adultas e idosas que, prioritariamente, ocupam espaços na educação pública, é uma ação política que não pode prescindir das lutas históricas que entrelaçam tais espaços. Na esteira dessas evidências, o livro é resultado de espectros vidrais da Educação de Jovens e Adultos no Ceará que vem se desenhando em nossos cotidianos escolares. Temas, como: a formação docente, currículo, práticas pedagógicas, mulheres, juventudes, pesquisa e extensão, arranjos institucionais, medidas socioeducativas, sistema prisional, relações étnico-raciais, relações de gênero e sonhos como possibilidade nos ensinam que atuar, estudar e militar na EJA em países como o Brasil é um ato de insubordinação civil. E, é no contexto do centenário do educador Paulo Freire que o primeiro livro organizado pelo Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará, surge entre denúncias e anúncios, como nos lembra Paulo Freire, através de experiências/convivências expressas como mandalas.
Clarice Gomes Costa - Maria das Dores Alves Souza - Raquel Carine Martins Beserra (Orgs.)
Número de páginas
192
Editora
EDITORA CRV
Idioma
PORTUGUÊS
ISBN
6525110181
Encadernação
Brochura
Edição
1
Ano de Edição
2021
Tiragem
0
Descrição
esperançando novos olhares e práticas de resistência
Na atual conjuntura pela qual o país atravessa, abordar e tornar público as experiências, convivências e práticas pedagógicas relacionadas à educação de pessoas jovens, adultas e idosas que, prioritariamente, ocupam espaços na educação pública, é uma ação política que não pode prescindir das lutas históricas que entrelaçam tais espaços. Na esteira dessas evidências, o livro é resultado de espectros vidrais da Educação de Jovens e Adultos no Ceará que vem se desenhando em nossos cotidianos escolares. Temas, como: a formação docente, currículo, práticas pedagógicas, mulheres, juventudes, pesquisa e extensão, arranjos institucionais, medidas socioeducativas, sistema prisional, relações étnico-raciais, relações de gênero e sonhos como possibilidade nos ensinam que atuar, estudar e militar na EJA em países como o Brasil é um ato de insubordinação civil. E, é no contexto do centenário do educador Paulo Freire que o primeiro livro organizado pelo Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará, surge entre denúncias e anúncios, como nos lembra Paulo Freire, através de experiências/convivências expressas como mandalas.