Este livro apresente onze artigos que foram organizados em duas partes interligadas. A primeira parte, "Educação, currículo e diferença: enfoques e problemas", dedicados ao debate sobre o direito à fabulação no ato de educar, à pedagogia como sátira, às reflexões curriculares que tratam de gênero e de sexualidade, à filosofia freireana, à psicogênese da linguagem em seres humanos, e às relações étnico-raciais na educação. A segunda parte, "Narrativas de experiências em educação", dedicamos ao debate que resulta de experiências de investigação, e, entre os objetos de pesquisa, temos as práticas escolares de subjetivação, a formação de professores a partir da experiência com narrativas fílmicas, a análise sociológica do espaço ribeirinho, a etnografia no campo da educação não-formal e a chamada "nova etnografia" na investigação das relações de gênero.
Este livro apresente onze artigos que foram organizados em duas partes interligadas. A primeira parte, "Educação, currículo e diferença: enfoques e problemas", dedicados ao debate sobre o direito à fabulação no ato de educar, à pedagogia como sátira, às reflexões curriculares que tratam de gênero e de sexualidade, à filosofia freireana, à psicogênese da linguagem em seres humanos, e às relações étnico-raciais na educação. A segunda parte, "Narrativas de experiências em educação", dedicamos ao debate que resulta de experiências de investigação, e, entre os objetos de pesquisa, temos as práticas escolares de subjetivação, a formação de professores a partir da experiência com narrativas fílmicas, a análise sociológica do espaço ribeirinho, a etnografia no campo da educação não-formal e a chamada "nova etnografia" na investigação das relações de gênero.