A presente obra constitui-se em um esforço de professores(as) e pesquisadores(as) no que se refere ao debate, à reflexão e à contribuição com o Ensino de Matemática, bem como as suas ações e atuações dentro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (Giem) no contexto do ensino remoto, perfazendo-se, portanto, os estudos desenvolvidos pelos membros do grupo no período compreendido entre 2020 e 2021, e vão além, ao apresentar contribuições que permitem pensar o ensino pós-pandemia. Ademais, as reflexões apresentadas neste livro vão desde a Educação Básica, no contexto do Ensino Fundamental e Médio, até o Ensino Superior, envolvendo atividades que permeiam o currículo, a avaliação, a inclusão, o uso de recursos didáticos, a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação e a formação de professores que Ensinam Matemática. Assim, os estudos aqui apresentados certamente contribuirão para professores e pesquisadores possam refletir sobre os desafios e as possibilidades vivenciados neste período atípico e desafiador, mas também, compreendam que novos conhecimentos foram construídos, os quais permitirão redesenhar uma nova realidade no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
A presente obra constitui-se em um esforço de professores(as) e pesquisadores(as) no que se refere ao debate, à reflexão e à contribuição com o Ensino de Matemática, bem como as suas ações e atuações dentro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (Giem) no contexto do ensino remoto, perfazendo-se, portanto, os estudos desenvolvidos pelos membros do grupo no período compreendido entre 2020 e 2021, e vão além, ao apresentar contribuições que permitem pensar o ensino pós-pandemia. Ademais, as reflexões apresentadas neste livro vão desde a Educação Básica, no contexto do Ensino Fundamental e Médio, até o Ensino Superior, envolvendo atividades que permeiam o currículo, a avaliação, a inclusão, o uso de recursos didáticos, a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação e a formação de professores que Ensinam Matemática. Assim, os estudos aqui apresentados certamente contribuirão para professores e pesquisadores possam refletir sobre os desafios e as possibilidades vivenciados neste período atípico e desafiador, mas também, compreendam que novos conhecimentos foram construídos, os quais permitirão redesenhar uma nova realidade no processo de ensino-aprendizagem da Matemática