Este livro aborda o ensino de ciências e matemática em diversos contextos escolares. Os autores apresentam uma coletânea de estudos relacionados à educação indígena, formação de professores, metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem. Os dois primeiros capítulos abordam, com riqueza de detalhes, as experiências dos autores na educação escolar indígena através da etnomatemática, desafios e jogos, bem como no ensino de física através de materiais alternativos. As práticas exitosas citadas demonstram ações inovadoras, superação de desafios, contribuição no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos e físicos. Os autores nos convidam a refletir sobre alguns desafios encontrados no ensino de Física e Matemática, como, por exemplo, a desmotivação observada em alunos que estudam no turno da noite. No âmbito da formação docente, os autores nos instigam a refletir sobre a importância das ações extensionistas para o fortalecimento da identidade profissional dos discentes, bem como a importância da integração destes com a comunidade. A tríade ensino-pesquisa-extensão é fundamental para a formação docente plena. Diante disso, o estudo pautado no Ciclo de Palestras da Licenciatura em Física reforça a importância da extensão no percurso formativo dos educandos. Outro aspecto abordado nesta obra trata-se do ensino de física moderna e contemporânea, bem como de história da matemática sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Esses conteúdos perpassam diversos aspectos relacionados à formação docente, entre os quais a abordagem teórica e as estratégias didáticas utilizadas. O livro nos convida também a discutir estratégias e metodologias utilizadas na avaliação no ensino de Física. Por ser um dos elementos chave no processo de ensino e aprendizagem, a avaliação requer um olhar minucioso para que analisemos a eficácia do ensino e a qualidade da aprendizagem. Os autores instigam-nos para uma avaliação mais diagnóstica, mediadora e que
Este livro aborda o ensino de ciências e matemática em diversos contextos escolares. Os autores apresentam uma coletânea de estudos relacionados à educação indígena, formação de professores, metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem. Os dois primeiros capítulos abordam, com riqueza de detalhes, as experiências dos autores na educação escolar indígena através da etnomatemática, desafios e jogos, bem como no ensino de física através de materiais alternativos. As práticas exitosas citadas demonstram ações inovadoras, superação de desafios, contribuição no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos e físicos. Os autores nos convidam a refletir sobre alguns desafios encontrados no ensino de Física e Matemática, como, por exemplo, a desmotivação observada em alunos que estudam no turno da noite. No âmbito da formação docente, os autores nos instigam a refletir sobre a importância das ações extensionistas para o fortalecimento da identidade profissional dos discentes, bem como a importância da integração destes com a comunidade. A tríade ensino-pesquisa-extensão é fundamental para a formação docente plena. Diante disso, o estudo pautado no Ciclo de Palestras da Licenciatura em Física reforça a importância da extensão no percurso formativo dos educandos. Outro aspecto abordado nesta obra trata-se do ensino de física moderna e contemporânea, bem como de história da matemática sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Esses conteúdos perpassam diversos aspectos relacionados à formação docente, entre os quais a abordagem teórica e as estratégias didáticas utilizadas. O livro nos convida também a discutir estratégias e metodologias utilizadas na avaliação no ensino de Física. Por ser um dos elementos chave no processo de ensino e aprendizagem, a avaliação requer um olhar minucioso para que analisemos a eficácia do ensino e a qualidade da aprendizagem. Os autores instigam-nos para uma avaliação mais diagnóstica, mediadora e que