A Teologia é definida como a “ciência do estudo de Deus”, na qual o homem, criatura de Deus, deve viver uma vida digna e plena de felicidade material, em um novo “ETHOS”: o da justiça produtiva e distributiva dos bens, cabendo tanto à Economia quanto à Teologia tal tarefa, pois, para S. João “não há vida sem comida, bebida, roupa, casa, saúde, liberdade, afeto...” Então, a produção, distribuição e consumo é o campo de atuação da Economia! Em tudo existe um início, um princípio criador, uma força primeira e imóvel, mas, que a tudo dá movimento, ou seja, Deus, que na gênese do mundo, “no princípio era a lógica, e a lógica era Deus”. Ora, a lógica é instrumento da razão. A presente análise mais ampla e aprofundada sobre a relação entre a Filosofia, Ciência (Economia, Política, Sociologia, Antropologia, Arqueologia), Religião (Teologia), Empirismo e Mitologia, o é pela diversidade e abrangência dos tipos de conhecimentos sobre as origens e evolução da humanidade. A relação entre a fé e a razão deve abrir-se à comunicação com aquilo que entra em oposição, pois, a fé deve ser pensada e embasada filosoficamente a fim de dar sustentação à Teologia.
A abrangência dos tipos de conhecimentos acerca das origens e evolução da humanidade (filosofia, ciê
A Teologia é definida como a “ciência do estudo de Deus”, na qual o homem, criatura de Deus, deve viver uma vida digna e plena de felicidade material, em um novo “ETHOS”: o da justiça produtiva e distributiva dos bens, cabendo tanto à Economia quanto à Teologia tal tarefa, pois, para S. João “não há vida sem comida, bebida, roupa, casa, saúde, liberdade, afeto...” Então, a produção, distribuição e consumo é o campo de atuação da Economia! Em tudo existe um início, um princípio criador, uma força primeira e imóvel, mas, que a tudo dá movimento, ou seja, Deus, que na gênese do mundo, “no princípio era a lógica, e a lógica era Deus”. Ora, a lógica é instrumento da razão. A presente análise mais ampla e aprofundada sobre a relação entre a Filosofia, Ciência (Economia, Política, Sociologia, Antropologia, Arqueologia), Religião (Teologia), Empirismo e Mitologia, o é pela diversidade e abrangência dos tipos de conhecimentos sobre as origens e evolução da humanidade. A relação entre a fé e a razão deve abrir-se à comunicação com aquilo que entra em oposição, pois, a fé deve ser pensada e embasada filosoficamente a fim de dar sustentação à Teologia.