Estamos em construção. Agradecemos a compreensão.

Educação Matemática no Pará: genealogia, institucionalização e traços marcantes

Educação Matemática no Pará: genealogia, institucionalização e traços marcantes

Evolução das Idéias da Física

Evolução das Idéias da Física

Entre epidemia e imigração: um viés de investigação da história da população no Grão-Pará (1748-1778)

R$ 55,00
Qual a ligação entre uma epidemia que aconteceu na Amazônia e o movimento imigratório de açorianos e africanos para a região? E quais os impactos desses fluxos populacionais para a capitania do Grão-Pará? São as perguntas fundamentais que esse livro pretende responder. O presente trabalho busca analisar os anos entre 1748-1778, no Grão-Pará, a partir da história da população. Para tanto, o foco é sobre dois importantes eventos articulados entre si e com desdobramentos demográficos: epidemia e imigração. A epidemia, que será a base inicial da pesquisa, ocorreu entre os anos de 1748-1750 e atingiu prioritariamente a população indígena, o que gestou a intensificação de demandas relacionadas à oferta de mão de obra. Nesse sentido, a Coroa lusitana apostará em dois fluxos imigratórios como solução para a crise instalada: africanos e açorianos. O viés de investigação destaca a produção de múltiplas realidades demográficas internas à capitania, o que nos faz problematizar acerca da necessidade de se pensar na heterogeneidade da composição populacional da região.
Disponibilidade: Fora de estoque
SKU
9786555631081
This product is fulfilled by seller

Mais informações

Mais informações
Seller Admin
Autores Antonio Otaviano Vieira Junior
Número de páginas 190
Editora LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma PORTUGUÊS
ISBN 6555631082
Encadernação Brochura
Edição 1
Tiragem 0
Descrição Qual a ligação entre uma epidemia que aconteceu na Amazônia e o movimento imigratório de açorianos e africanos para a região? E quais os impactos desses fluxos populacionais para a capitania do Grão-Pará? São as perguntas fundamentais que esse livro pretende responder. O presente trabalho busca analisar os anos entre 1748-1778, no Grão-Pará, a partir da história da população. Para tanto, o foco é sobre dois importantes eventos articulados entre si e com desdobramentos demográficos: epidemia e imigração. A epidemia, que será a base inicial da pesquisa, ocorreu entre os anos de 1748-1750 e atingiu prioritariamente a população indígena, o que gestou a intensificação de demandas relacionadas à oferta de mão de obra. Nesse sentido, a Coroa lusitana apostará em dois fluxos imigratórios como solução para a crise instalada: africanos e açorianos. O viés de investigação destaca a produção de múltiplas realidades demográficas internas à capitania, o que nos faz problematizar acerca da necessidade de se pensar na heterogeneidade da composição populacional da região.
Código de Barras 9786555631081

Avaliações

Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Entre epidemia e imigração: um viés de investigação da história da população no Grão-Pará (1748-1778)