Este livro indaga a realidade cotidiana da escola, usando o enfoque etnográfico, para mostrar como através da produção social do corpo dos alunos evidencia-se a lógica prática da vida escolar, tal como se inscreve no corpo dos sujeitos. Diferentemente de outros estudos sobre disciplinamento e reprodução social, a análise enfoca as formas de ensino corpo a corpo do arbitrário escolar dominante da ordem escolar, tal como se manifestam no uso do espaço e do tempo, nos jogos em sala de aula e naquilo que os autores denominam de estética escolar. Por outro lado, este trabalho traz um novo olhar sobre o processo de normalização dos indivíduos, ao estudar as práticas mediante as quais se incorpora um conjunto de convenções que estabelecem as maneiras adequadas de agir, falar, pensar e sentir em cada lugar e em cada momento da vida escolar.
Este livro indaga a realidade cotidiana da escola, usando o enfoque etnográfico, para mostrar como através da produção social do corpo dos alunos evidencia-se a lógica prática da vida escolar, tal como se inscreve no corpo dos sujeitos. Diferentemente de outros estudos sobre disciplinamento e reprodução social, a análise enfoca as formas de ensino corpo a corpo do arbitrário escolar dominante da ordem escolar, tal como se manifestam no uso do espaço e do tempo, nos jogos em sala de aula e naquilo que os autores denominam de estética escolar. Por outro lado, este trabalho traz um novo olhar sobre o processo de normalização dos indivíduos, ao estudar as práticas mediante as quais se incorpora um conjunto de convenções que estabelecem as maneiras adequadas de agir, falar, pensar e sentir em cada lugar e em cada momento da vida escolar.