Eugenia Brasilis

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Sob o mesmo sol

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Escola e democracia

R$ 49,00
O livro Escola e democracia: entre políticas e práticas lança um novo olhar para a promoção do protagonismo infantoadolescente ao analisar as potencialidades da escola nesta provocação, tendo como estratégia observar os atuais desafios à democracia e à justiça do ensino médio. Para isso, os autores buscaram respaldo nas teorias da marginalidade de Dermeval Saviani, demonstrando as permanências e as novíssimas configurações de exclusão escolar. Tal análise agrega, hoje em dia, para além dos aspectos antes explicitados, outros elementos, como as diferenças raciais, étnicas, religiosas, de gênero, à medida que novas cartas de direitos vão sendo incorporadas como normas no país e têm como método e foco o exame da micropolítica escolar. A obra põe em questão a aplicação da política do novo ensino médio com foco em um modelo de Protagonismo Estudantil, suscitado pelo Estado como alternativa ao fraco desempenho escolar — um dos fatores geradores de marginalidade. Mostra a maneira como duas escolas de ensino médio pernambucanas compreendem e implementam essa prática e denuncia como, em vez de estimular um processo de problematização crítico e reflexivo, no sentido da transformação social a partir dos jovens estudantes, as escolas promovem um protagonismo tutelado, subserviente.
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LIT_ATMA_128156
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Autores Achille Mbembe
Número de páginas 147
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
ISBN 6525046661
Encadernação Brochura com Sobrecapa
Edição 1
Ano de Edição 2023
Tiragem 0
Descrição entre políticas e práticas O livro Escola e democracia: entre políticas e práticas lança um novo olhar para a promoção do protagonismo infantoadolescente ao analisar as potencialidades da escola nesta provocação, tendo como estratégia observar os atuais desafios à democracia e à justiça do ensino médio. Para isso, os autores buscaram respaldo nas teorias da marginalidade de Dermeval Saviani, demonstrando as permanências e as novíssimas configurações de exclusão escolar. Tal análise agrega, hoje em dia, para além dos aspectos antes explicitados, outros elementos, como as diferenças raciais, étnicas, religiosas, de gênero, à medida que novas cartas de direitos vão sendo incorporadas como normas no país e têm como método e foco o exame da micropolítica escolar. A obra põe em questão a aplicação da política do novo ensino médio com foco em um modelo de Protagonismo Estudantil, suscitado pelo Estado como alternativa ao fraco desempenho escolar — um dos fatores geradores de marginalidade. Mostra a maneira como duas escolas de ensino médio pernambucanas compreendem e implementam essa prática e denuncia como, em vez de estimular um processo de problematização crítico e reflexivo, no sentido da transformação social a partir dos jovens estudantes, as escolas promovem um protagonismo tutelado, subserviente.
Código de Barras 9786525046662

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