ESTUDOS SOBRE CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, no enfoque dos estudos aqui abordados, procura apresentar uma aproximação entre teoria e prática. Uma vez que o foco é o currículo de Matemática, consideramos que ao elaborar um currículo de Matemática, é importante refletir sobre quais orientações deverão subsidiar as práticas em sala de aula, as teorizações sobre o currículo devem conhecer os caminhos pelos quais percorreram seus estudos, sua construção cultural, analisando suas teorias e práticas, e considerar que o sistema educacional serve a certos interesses que se refletem no currículo, envolvendo relações sociais, culturais e políticas abrangentes e determinantes e que podem interferir no desempenho dos alunos. Nosso objetivo com tal organização foi apresentar pesquisas que estão sendo desenvolvidas nos estudos de Currículo na Educação Matemática, o diálogo com diferentes autores da área de Currículo evidencia a importância e a influência do currículo, principalmente no que diz respeito à constituição do conhecimento escolar.
ESTUDOS SOBRE CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, no enfoque dos estudos aqui abordados, procura apresentar uma aproximação entre teoria e prática. Uma vez que o foco é o currículo de Matemática, consideramos que ao elaborar um currículo de Matemática, é importante refletir sobre quais orientações deverão subsidiar as práticas em sala de aula, as teorizações sobre o currículo devem conhecer os caminhos pelos quais percorreram seus estudos, sua construção cultural, analisando suas teorias e práticas, e considerar que o sistema educacional serve a certos interesses que se refletem no currículo, envolvendo relações sociais, culturais e políticas abrangentes e determinantes e que podem interferir no desempenho dos alunos. Nosso objetivo com tal organização foi apresentar pesquisas que estão sendo desenvolvidas nos estudos de Currículo na Educação Matemática, o diálogo com diferentes autores da área de Currículo evidencia a importância e a influência do currículo, principalmente no que diz respeito à constituição do conhecimento escolar.