O livro Etnomatemática e Educação Indígena Paiter Suruí, que te prefácio da Dra. Betty Mindlin e posfácio da Dra. Sandra Mattos, traz um trabalho de pesquisa de campo em algumas aldeias da Terra Indígena sete de Setembro, localizada nos estados de Rondônia e Mato Grosso. Em uma linguagem simples e prazerosa, os autores abordam a cultura do povo Paiter, em vários aspectos, trazendo para o leitor questões que envolvem identidade étnica, organização social e política, antes e depois do contato com o não indígena, e conhecimentos tradicionais. Elementos culturais, como língua nativa, artefatos e mentefatos, construções de malocas, atividade de bater timbó, pintura corporal, contagem de tempo, sistema de numeração, mitos, sustentabilidade e preservação ambiental, são vivenciados na relação da Educação Indígena com a Educação Escolar Indígena. Dessa forma, a obra inserida no contexto da ciência, atende não s´a pesquisadores em Etnomatemática e Educação Escolar Indígena, mas também, a a antropólogos, a professores de todos os níveis e segmentos escolares das mais diversas áreas, além de estudantes de graduação e pós-graduação que têm interesse nessa temática.
Antonio José Roberto Linhares de; Ferreira Neto Matos
Número de páginas
180
Editora
LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma
PORTUGUÊS
ISBN
8578615743
Encadernação
Brochura
Edição
1
Tiragem
0
Descrição
O livro Etnomatemática e Educação Indígena Paiter Suruí, que te prefácio da Dra. Betty Mindlin e posfácio da Dra. Sandra Mattos, traz um trabalho de pesquisa de campo em algumas aldeias da Terra Indígena sete de Setembro, localizada nos estados de Rondônia e Mato Grosso. Em uma linguagem simples e prazerosa, os autores abordam a cultura do povo Paiter, em vários aspectos, trazendo para o leitor questões que envolvem identidade étnica, organização social e política, antes e depois do contato com o não indígena, e conhecimentos tradicionais. Elementos culturais, como língua nativa, artefatos e mentefatos, construções de malocas, atividade de bater timbó, pintura corporal, contagem de tempo, sistema de numeração, mitos, sustentabilidade e preservação ambiental, são vivenciados na relação da Educação Indígena com a Educação Escolar Indígena. Dessa forma, a obra inserida no contexto da ciência, atende não s´a pesquisadores em Etnomatemática e Educação Escolar Indígena, mas também, a a antropólogos, a professores de todos os níveis e segmentos escolares das mais diversas áreas, além de estudantes de graduação e pós-graduação que têm interesse nessa temática.