Os estudos socioculturais constituem uma maneira de descrever e explicaras experiências humanas em suas interações sociodinâmicas locais e globais. Neste livro seus autores, Milton Rosa e Daniel Orey, apresentam argumentos, reflexões teóricas e métodos para se operar investigações em direção à representação e explicação dessa dinâmica sociocultural em suas perspectivas locais, com base na mobilização do conhecimento matemático local em conexão como o global para se estabelecer uma compreensão holística das práticas matemáticas desenvolvidas por grupos socioculturais específicos. Propõem conexões entre a etnomatemática e a modelagem, por meio da etnomodelagem como um programa de pesquisa que visa estudar fenômenos matemáticos desenvolvidos em contextos culturais locais. O livro mostra como pesquisas que envolvem práticas matemáticas de grupos culturais distintos são localmente desenvolvidas e utilizadas no cotidiano do próprio grupo, a partir de um ambiente definido pela sua história, linguagem e cultura. O leitor encontrará interpretações de fazeres e saberes de grupos culturalmente diferenciados, explicados com detalhes e reflexões teóricas sobre a fundamentação desses fazeres e saberes. Trata-se de uma importante contribuição aos fundamentos e métodos para a pesquisa em Educação (Etno)Matemática. Iran Abreu Mendes
Os estudos socioculturais constituem uma maneira de descrever e explicaras experiências humanas em suas interações sociodinâmicas locais e globais. Neste livro seus autores, Milton Rosa e Daniel Orey, apresentam argumentos, reflexões teóricas e métodos para se operar investigações em direção à representação e explicação dessa dinâmica sociocultural em suas perspectivas locais, com base na mobilização do conhecimento matemático local em conexão como o global para se estabelecer uma compreensão holística das práticas matemáticas desenvolvidas por grupos socioculturais específicos. Propõem conexões entre a etnomatemática e a modelagem, por meio da etnomodelagem como um programa de pesquisa que visa estudar fenômenos matemáticos desenvolvidos em contextos culturais locais. O livro mostra como pesquisas que envolvem práticas matemáticas de grupos culturais distintos são localmente desenvolvidas e utilizadas no cotidiano do próprio grupo, a partir de um ambiente definido pela sua história, linguagem e cultura. O leitor encontrará interpretações de fazeres e saberes de grupos culturalmente diferenciados, explicados com detalhes e reflexões teóricas sobre a fundamentação desses fazeres e saberes. Trata-se de uma importante contribuição aos fundamentos e métodos para a pesquisa em Educação (Etno)Matemática. Iran Abreu Mendes