O leitor encontrará neste livro o resultado da investigação desenvolvida em uma pesquisa de Doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação – PPE na Universidade Estadual de Maringá – UEM no período de 2013 a 2017, cujo objetivo foi investigar os efeitos de uma intervenção pedagógica construtivista com jogos, mais especificamente com o jogo Katamino, e construção de possíveis e do necessário em relação à aprendizagem de conteúdos escolares sobre noções espaciais. A partir do ponto de vista da teoria piagetiana, referencial teórico-metodológico desta pesquisa, o jogo de regras em um contexto educativo, pode ser um desencadeador de reflexão nos sujeitos, proporcionando construções significativas do ponto de vista cognitivo. É nessas experiências das crianças com os objetos que lhes é oferecida a possibilidade de construir hipóteses sobre as relações de proximidade entre eles, suas possibilidades de encaixe, suas mudanças de posição conforme a perspectiva de quem os observa, entre outras noções espaciais relevantes para a vida de cada um de nós. Enfim, o rico material proposto nesta obra fornece importantes reflexões que indicam a atualidade da psicologia e da epistemologia genéticas piagetianas, principalmente no contexto pedagógico, e leva a refletir sobre a importância de pesquisas sobre o tema do desenvolvimento de diferentes formas de pensar.
O leitor encontrará neste livro o resultado da investigação desenvolvida em uma pesquisa de Doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação – PPE na Universidade Estadual de Maringá – UEM no período de 2013 a 2017, cujo objetivo foi investigar os efeitos de uma intervenção pedagógica construtivista com jogos, mais especificamente com o jogo Katamino, e construção de possíveis e do necessário em relação à aprendizagem de conteúdos escolares sobre noções espaciais. A partir do ponto de vista da teoria piagetiana, referencial teórico-metodológico desta pesquisa, o jogo de regras em um contexto educativo, pode ser um desencadeador de reflexão nos sujeitos, proporcionando construções significativas do ponto de vista cognitivo. É nessas experiências das crianças com os objetos que lhes é oferecida a possibilidade de construir hipóteses sobre as relações de proximidade entre eles, suas possibilidades de encaixe, suas mudanças de posição conforme a perspectiva de quem os observa, entre outras noções espaciais relevantes para a vida de cada um de nós. Enfim, o rico material proposto nesta obra fornece importantes reflexões que indicam a atualidade da psicologia e da epistemologia genéticas piagetianas, principalmente no contexto pedagógico, e leva a refletir sobre a importância de pesquisas sobre o tema do desenvolvimento de diferentes formas de pensar.