Num momento em que a educação pública brasileira, mais especificamente, a educação pública no estado de Mato Grosso, é alvo de políticas que colocam em risco os direitos conquistados pela luta dos profissionais da educação, sobretudo, no tocante às formas de gestão, a autora traz uma rica e importante análise sobre a redefinição do papel do diretor escolar na rede pública estadual de Educação do Estado de Mato Grosso, a partir dos últimos 10 anos (2007 a 2017), tomando como lócus da pesquisa a E.E. Modelo Santo Antônio, no Município de Jaciara/MT. O trabalho de Ester Assalin chega em momento oportuno, fomentando a discussão e o debate sobre o fim da gestão democrática na educação pública do estado Mato Grosso e convidando o leitor a uma profunda reflexão sobre a importância da democracia nos modelos de gestão nos espaços de formação de educação básica.
Num momento em que a educação pública brasileira, mais especificamente, a educação pública no estado de Mato Grosso, é alvo de políticas que colocam em risco os direitos conquistados pela luta dos profissionais da educação, sobretudo, no tocante às formas de gestão, a autora traz uma rica e importante análise sobre a redefinição do papel do diretor escolar na rede pública estadual de Educação do Estado de Mato Grosso, a partir dos últimos 10 anos (2007 a 2017), tomando como lócus da pesquisa a E.E. Modelo Santo Antônio, no Município de Jaciara/MT. O trabalho de Ester Assalin chega em momento oportuno, fomentando a discussão e o debate sobre o fim da gestão democrática na educação pública do estado Mato Grosso e convidando o leitor a uma profunda reflexão sobre a importância da democracia nos modelos de gestão nos espaços de formação de educação básica.