O livro é resultado de 12 anos de trabalho do autor em Portugal onde teve a oportunidade de dirigir um clube de Astronomia para estudantes do ensino fundamental e médio e das ações de formação que deu a professores nesse país. Segue um contexto histórico para o desenvolvimento dos assuntos abordados, a fim de eliminar a impressão que muitas vezes se tem que o conhecimento atual surgiu "num passe de mágica". Se destina a alunos do ensino médio, curiosos, professores do ensinos médio e fundamental juntamente com estudantes universitários, que queiram um ponto de partida para compressão desse temas. Muitos dos assuntos que são abordados são tópicos correntes de pesquisa. A Cosmologia é uma ciência que procura estudar o Universo com um todo, mas na fase atual apenas conseguimos criar modelos de universo que se baseiam nas observações. A Cosmologia não é uma ciência experimental. Vemos o universo, e daquilo que vemos, construímos teorias que o possam explicar A obra se inicia com o tema "Visões dos Cosmos" onde são mostrados alguns mitos de criação de grandes civilizações até a revolução heliocêntrica. Abordando a revolução relativista, mostra alguns conceitos fundamentais da Astronomia, da Cosmologia e métodos de determinação de distâncias. Concluí com o tema Supernovas como indicadores de distâncias cosmológicas e no fim do livro há uma atividade para entender melhor o fator de escala e, duas atividades de cosmologia. O objetivo é auxiliar professores ou alunos que queiram entender como a partir de dados observacionais se constroem modelos, e mede-se a constante de Hubble. Índice Capítulo 1 Visões do Cosmos 1.1 Introdução 1.2 Dos mitos de criação a Newton 1.2.1 Antigo Egito 1.2.2 Mesopotâmia 1.2.3 China 1.2.4 Mitos Hindus 1.2.5 A Grécia antig 1.4 A contribuição dos árabes 1.5 A revolução heliocêntrica Capítulo 2 - Desenvolvimento histórico da gravitação 2.1 Desenvolviment
O livro é resultado de 12 anos de trabalho do autor em Portugal onde teve a oportunidade de dirigir um clube de Astronomia para estudantes do ensino fundamental e médio e das ações de formação que deu a professores nesse país. Segue um contexto histórico para o desenvolvimento dos assuntos abordados, a fim de eliminar a impressão que muitas vezes se tem que o conhecimento atual surgiu "num passe de mágica". Se destina a alunos do ensino médio, curiosos, professores do ensinos médio e fundamental juntamente com estudantes universitários, que queiram um ponto de partida para compressão desse temas. Muitos dos assuntos que são abordados são tópicos correntes de pesquisa. A Cosmologia é uma ciência que procura estudar o Universo com um todo, mas na fase atual apenas conseguimos criar modelos de universo que se baseiam nas observações. A Cosmologia não é uma ciência experimental. Vemos o universo, e daquilo que vemos, construímos teorias que o possam explicar A obra se inicia com o tema "Visões dos Cosmos" onde são mostrados alguns mitos de criação de grandes civilizações até a revolução heliocêntrica. Abordando a revolução relativista, mostra alguns conceitos fundamentais da Astronomia, da Cosmologia e métodos de determinação de distâncias. Concluí com o tema Supernovas como indicadores de distâncias cosmológicas e no fim do livro há uma atividade para entender melhor o fator de escala e, duas atividades de cosmologia. O objetivo é auxiliar professores ou alunos que queiram entender como a partir de dados observacionais se constroem modelos, e mede-se a constante de Hubble. Índice Capítulo 1 Visões do Cosmos 1.1 Introdução 1.2 Dos mitos de criação a Newton 1.2.1 Antigo Egito 1.2.2 Mesopotâmia 1.2.3 China 1.2.4 Mitos Hindus 1.2.5 A Grécia antig 1.4 A contribuição dos árabes 1.5 A revolução heliocêntrica Capítulo 2 - Desenvolvimento histórico da gravitação 2.1 Desenvolviment