Neste trabalho construímos um texto didático cujo objetivo é a recuperação da historicidade do conceito de conservação da energia. Discutimos a importância de um texto histórico para o ensino de Física, ressaltando a íntima relação que existe entre a ciência, a sua história e a epistemologia. Mostramos que uma abordagem histórica e filosófica da Física não exclui, antes pressupõe, a apreensão e domínio da sua estrutura teórica tal como é ensinada hoje. Antes de apresentar o texto fazemos uma análise estrutural do seu conteúdo procurando explicitar a relação entre as nossas intenções e a sua forma.No texto, intercalamos a informação da Física hoje contida no conceito de energia na Mecânica Newtoniana e na Termodinâmica, em um nível básico universitário, com a informação da parte histórica. Na parte histórica enfatizamos o confronto dos diferentes esquemas conceituais, contidos principalmente em Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileo, Kepler, Descartes, Huygens, Newton e Leibniz. Foi dado destaque à ideia de continuidade na diversidade contida na filosofia grega, e depois em Descartes, Huygens, Leibniz, Mayer, Joule e Helmoltz. Além disso, discutimos as contribuições relevantes para a formação do conceito de conservação da energia provenientes da pesquisa sobre máquinas mecânicas e térmicas, do desenvolvimento dos conceitos de calor e de trabalho mecânico, das experiências de conversão e da ideia de uma unidade na natureza através de Boscovich, Kant, da Naturphilosophie e das teorias.
Denise G. dos Claudio H.; Reis Paulo; Furukawa Fuad Daher; Yamamura Paulo T.; Saad Ueno
Número de páginas
164
Editora
LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma
PORTUGUÊS
ISBN
8578612892
Encadernação
Brochura
Edição
1
Tiragem
0
Descrição
Neste trabalho construímos um texto didático cujo objetivo é a recuperação da historicidade do conceito de conservação da energia. Discutimos a importância de um texto histórico para o ensino de Física, ressaltando a íntima relação que existe entre a ciência, a sua história e a epistemologia. Mostramos que uma abordagem histórica e filosófica da Física não exclui, antes pressupõe, a apreensão e domínio da sua estrutura teórica tal como é ensinada hoje. Antes de apresentar o texto fazemos uma análise estrutural do seu conteúdo procurando explicitar a relação entre as nossas intenções e a sua forma.No texto, intercalamos a informação da Física hoje contida no conceito de energia na Mecânica Newtoniana e na Termodinâmica, em um nível básico universitário, com a informação da parte histórica. Na parte histórica enfatizamos o confronto dos diferentes esquemas conceituais, contidos principalmente em Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileo, Kepler, Descartes, Huygens, Newton e Leibniz. Foi dado destaque à ideia de continuidade na diversidade contida na filosofia grega, e depois em Descartes, Huygens, Leibniz, Mayer, Joule e Helmoltz. Além disso, discutimos as contribuições relevantes para a formação do conceito de conservação da energia provenientes da pesquisa sobre máquinas mecânicas e térmicas, do desenvolvimento dos conceitos de calor e de trabalho mecânico, das experiências de conversão e da ideia de uma unidade na natureza através de Boscovich, Kant, da Naturphilosophie e das teorias.