Resultado de projetos conjuntos entre dois grupos de pesquisa que trabalham com abordagem histórico-filosófica, este livro aspira subsidiar propostas para o ensino de ciências, a partir de dois caminhos. A primeira parte do livro contém a tradução de textos históricos originais envolvendo eletricidade, magnetismo e termodinâmica, que permitem ao professor elaborar sua própria proposta com enfoque histórico-filosófico. Na segunda parte, são apresentadas diferentes sequências didáticas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que almejam levar a História da Ciência para a sala de aula sob diferentes perspectivas: experimentação, narrativas históricas, uso de paradidáticos, relação ciência e arte, interdisciplinaridade e relações entre ciência, tecnologia e sociedade. O objetivo é não somente trabalhar com o conteúdo de ciências, mas, também, propiciar discussões sobre a natureza da ciência e a complexidade do conhecimento científico.
Resultado de projetos conjuntos entre dois grupos de pesquisa que trabalham com abordagem histórico-filosófica, este livro aspira subsidiar propostas para o ensino de ciências, a partir de dois caminhos. A primeira parte do livro contém a tradução de textos históricos originais envolvendo eletricidade, magnetismo e termodinâmica, que permitem ao professor elaborar sua própria proposta com enfoque histórico-filosófico. Na segunda parte, são apresentadas diferentes sequências didáticas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que almejam levar a História da Ciência para a sala de aula sob diferentes perspectivas: experimentação, narrativas históricas, uso de paradidáticos, relação ciência e arte, interdisciplinaridade e relações entre ciência, tecnologia e sociedade. O objetivo é não somente trabalhar com o conteúdo de ciências, mas, também, propiciar discussões sobre a natureza da ciência e a complexidade do conhecimento científico.