Desde a primeira edição, a autora discute aspectos sociais, políticos, econômicos e filosóficos pelos quais os fenômenos da educação e da pedagogia aparecem vinculados ao seu contexto histórico. Nesta quarta edição revista e atualizada, a estruturaproposta mantém aspectos importantes da obra ao mesmo tempo que introduz inovações Tópicos sobre educação e pedagogia apresentados de maneira mais entrosada história da educação e da pedagogia brasileiras exposta ao lado da experiência de outros países a fim de comparar suas conexões e discrepâncias amplo destaque para educação contemporânea Sugestão para seminários voltada para o aprofundamento de debates e de estímulo à pesquisa.Na esperança de dias melhores para a educação brasileira, convidamos o leitor a se perguntar durante a leitura deste livro por que muitas das reformas de ensino não conseguiram valorizar a formação e a carreira de professores? Por que ainda hoje não atingimos a educação universal, projeto que contrasta com o enorme contingente de crianças e jovens fora da escola? Por que, ao contrário de outros países, não conseguimos implantar um sistema nacional de educação no Brasil?
Desde a primeira edição, a autora discute aspectos sociais, políticos, econômicos e filosóficos pelos quais os fenômenos da educação e da pedagogia aparecem vinculados ao seu contexto histórico. Nesta quarta edição revista e atualizada, a estruturaproposta mantém aspectos importantes da obra ao mesmo tempo que introduz inovações Tópicos sobre educação e pedagogia apresentados de maneira mais entrosada história da educação e da pedagogia brasileiras exposta ao lado da experiência de outros países a fim de comparar suas conexões e discrepâncias amplo destaque para educação contemporânea Sugestão para seminários voltada para o aprofundamento de debates e de estímulo à pesquisa.Na esperança de dias melhores para a educação brasileira, convidamos o leitor a se perguntar durante a leitura deste livro por que muitas das reformas de ensino não conseguiram valorizar a formação e a carreira de professores? Por que ainda hoje não atingimos a educação universal, projeto que contrasta com o enorme contingente de crianças e jovens fora da escola? Por que, ao contrário de outros países, não conseguimos implantar um sistema nacional de educação no Brasil?