Com esta Introdução à semiótica, Lucia Santaella e Winfried Nöth apresentam os elementos da semiótica e as abordagens principais à ciência dos signos, da comunicação e das linguagens. A abordagem é pluralista. Em nove lições, o livro introduz os conceitos principais das teorias do signo e oferece um panorama abrangente das correntes mais importantes da semiótica contemporânea, com capítulos sobre C. S. Peirce, F. de Saussure, L. Hjelmslev, R. Barthes, A. J. Greimas, I. Lotman, a semiótica funcionalista e a teoria dos códigos. Os signos estão crescendo. Entendê-los tornou-se um dever a ser cumprido para a formação crítica dos estudantes. Esta Introdução auxilia os que estão envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem acerca dos modos pelos quais a comunicação e as linguagens funcionam. O que o leitor aqui encontrará, portanto, é uma obra paradidática que, com seus conteúdos conceituais e exercícios de aplicação, foi feita para ser utilizada em situações pedagógicas, nas quais estudantes e professores interagem no intuito de compreender as linguagens, que são os meios privilegiadamente humanos de compreender o mundo.
Com esta Introdução à semiótica, Lucia Santaella e Winfried Nöth apresentam os elementos da semiótica e as abordagens principais à ciência dos signos, da comunicação e das linguagens. A abordagem é pluralista. Em nove lições, o livro introduz os conceitos principais das teorias do signo e oferece um panorama abrangente das correntes mais importantes da semiótica contemporânea, com capítulos sobre C. S. Peirce, F. de Saussure, L. Hjelmslev, R. Barthes, A. J. Greimas, I. Lotman, a semiótica funcionalista e a teoria dos códigos. Os signos estão crescendo. Entendê-los tornou-se um dever a ser cumprido para a formação crítica dos estudantes. Esta Introdução auxilia os que estão envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem acerca dos modos pelos quais a comunicação e as linguagens funcionam. O que o leitor aqui encontrará, portanto, é uma obra paradidática que, com seus conteúdos conceituais e exercícios de aplicação, foi feita para ser utilizada em situações pedagógicas, nas quais estudantes e professores interagem no intuito de compreender as linguagens, que são os meios privilegiadamente humanos de compreender o mundo.