Este livro trata da importância da leitura na vida das pessoas. Sua elaboração parte de duas constatações: a necessidade de uma visão integrada dos inúmeros conceitos relacionados com a escrita, a leitura, a literatura, o conhecimento e o repertório cultural; a utilidade da adoção de uma orientação na prática da leitura.
Em decorrência, nele são explicitadas conceituações, e sugeridos roteiros agilizadores da leitura de textos literários e não literários. Como motivação para uma perspectiva mais abrangente.
Assim situado, objetiva, basicamente, evidenciar a vinculação entre leitura do texto e conhecimento do mundo, considerada a dinâmica do processo cultural em que se inserem. Trata, em relação à cultura, da rearticulação, no mundo ocidental, dos conceitos tradicionais, diante da realidade contemporânea globalizada e da emergência do ciberespaço.
Confere também destaque à relevância da matéria literária como poderoso nutriente do imaginário nacional e do papel do escritor como testemunha do seu tempo.
Nuclearizado no texto escrito, trata da vinculação entre leitura, conhecimento, cultura, comunicação, ideologias, linguagens, língua, literatura e cidadania e da leitura como fonte de prazer.
No âmbito das conceituações e de seu inter-relacionamento, abre à apreciação crítica considerações sobre vários aspectos: a dinâmica e a relativização que as caracterizam; o processo linguístico da comunicação; as funções da linguagem; as funções da literatura; a relação entre literatura, história e ideologia; entre literatura e cidadania.
O roteiro relacionado com a leitura de textos não literários visa à otimização do aproveitamento que prioriza a simples informação e daquele que busca a ampliação de saberes.
Em relação à obra de arte literária, propõe reflexões sobre a sua especificidade, a sua estreita relação com a língua-suporte em que se concretiza e a representatividade cultural de que se reveste.
Este livro trata da importância da leitura na vida das pessoas. Sua elaboração parte de duas constatações: a necessidade de uma visão integrada dos inúmeros conceitos relacionados com a escrita, a leitura, a literatura, o conhecimento e o repertório cultural; a utilidade da adoção de uma orientação na prática da leitura.
Em decorrência, nele são explicitadas conceituações, e sugeridos roteiros agilizadores da leitura de textos literários e não literários. Como motivação para uma perspectiva mais abrangente.
Assim situado, objetiva, basicamente, evidenciar a vinculação entre leitura do texto e conhecimento do mundo, considerada a dinâmica do processo cultural em que se inserem. Trata, em relação à cultura, da rearticulação, no mundo ocidental, dos conceitos tradicionais, diante da realidade contemporânea globalizada e da emergência do ciberespaço.
Confere também destaque à relevância da matéria literária como poderoso nutriente do imaginário nacional e do papel do escritor como testemunha do seu tempo.
Nuclearizado no texto escrito, trata da vinculação entre leitura, conhecimento, cultura, comunicação, ideologias, linguagens, língua, literatura e cidadania e da leitura como fonte de prazer.
No âmbito das conceituações e de seu inter-relacionamento, abre à apreciação crítica considerações sobre vários aspectos: a dinâmica e a relativização que as caracterizam; o processo linguístico da comunicação; as funções da linguagem; as funções da literatura; a relação entre literatura, história e ideologia; entre literatura e cidadania.
O roteiro relacionado com a leitura de textos não literários visa à otimização do aproveitamento que prioriza a simples informação e daquele que busca a ampliação de saberes.
Em relação à obra de arte literária, propõe reflexões sobre a sua especificidade, a sua estreita relação com a língua-suporte em que se concretiza e a representatividade cultural de que se reveste.