Com uma abordagem renovadora e apaixonada pela educação, a autora traz a público uma proposta de sucesso para o ensino de literatura. Suas reflexões sobre leitura e ensino de literatura fazem parte de uma agenda atual sobre a busca de respostas para os problemas e as dificuldades encontradas pelos professores brasileiros nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica e na Educação para Jovens e Adultos (EJA). Com esse recorte, formula uma proposta pedagógica de fôlego e relevância para o ensino de literatura na contemporaneidade. A busca de uma perspectiva do prazer pela leitura literária a partir de sua dimensão social ratificar o caráter inovador e desafiador das reflexões acadêmicas deste livro. Nesse sentido, Maria de Fátima nos mostra uma nova possibilidade para o ensino de literatura sem o engessamento dos livros didáticos nem a imposição historiográfica de datas e obras, pois valoriza a experiência do leitor a partir do prazer da leitura e do contato com o texto literário. (Carlos Magno Santos Gomes, do Prefácio à primeira edição)
desafios e perspectivas de um leitor
Com uma abordagem renovadora e apaixonada pela educação, a autora traz a público uma proposta de sucesso para o ensino de literatura. Suas reflexões sobre leitura e ensino de literatura fazem parte de uma agenda atual sobre a busca de respostas para os problemas e as dificuldades encontradas pelos professores brasileiros nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica e na Educação para Jovens e Adultos (EJA). Com esse recorte, formula uma proposta pedagógica de fôlego e relevância para o ensino de literatura na contemporaneidade. A busca de uma perspectiva do prazer pela leitura literária a partir de sua dimensão social ratificar o caráter inovador e desafiador das reflexões acadêmicas deste livro. Nesse sentido, Maria de Fátima nos mostra uma nova possibilidade para o ensino de literatura sem o engessamento dos livros didáticos nem a imposição historiográfica de datas e obras, pois valoriza a experiência do leitor a partir do prazer da leitura e do contato com o texto literário. (Carlos Magno Santos Gomes, do Prefácio à primeira edição)