A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. Os autores apresentam possibilidades para a prática docente em Matemática a partir das contribuições didático-pedagógicas de Malba Tahan – o brasileiro Júlio César de Mello e Souza (1895 -1974) publicadas na Revista Al-Karismi e em outras obras. Esses resultados de pesquisas estabelecem diálogos e reflexões sobre os discursos pedagógicos de Malba Tahan, guiados pela sua obra Didática da Matemática. As possibilidades didáticas identificadas em obras de Malba Tahan suscitam as relações entre passado-presente na educação matemática.
Flávia Maria Leonardo Costa e; Silva Cristiane Coppe de; Silva Oliveira
Número de páginas
88
Editora
LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma
PORTUGUÊS
ISBN
8578615891
Encadernação
Brochura
Edição
1
Tiragem
0
Descrição
A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. Os autores apresentam possibilidades para a prática docente em Matemática a partir das contribuições didático-pedagógicas de Malba Tahan – o brasileiro Júlio César de Mello e Souza (1895 -1974) publicadas na Revista Al-Karismi e em outras obras. Esses resultados de pesquisas estabelecem diálogos e reflexões sobre os discursos pedagógicos de Malba Tahan, guiados pela sua obra Didática da Matemática. As possibilidades didáticas identificadas em obras de Malba Tahan suscitam as relações entre passado-presente na educação matemática.