Compreender as problematizações que transversalizam os Estágios Curriculares Supervisionados na área de psicologia no Brasil, corresponde a compreender as modificações na legislação e os regimentos que acompanham os movimentos globais do capitalismo, requerendo da estrutura educacional brasileira no Ensino Superior estratégias no atendimento às demandas sociais e, por outro lado, às demandas do mercado a partir do ideário neoliberal. É nessa relação conflituosa entre a formação ética e as demandas advindas do capital que o estágio se torna o cerne para a investigação e a análise no processo de formação na Educação Superior, bem como as mudanças na matriz curricular dos cursos de Psicologia no Brasil (DCNs) e a instituição da Lei n. 11.788/2008, conhecida como Lei de Estágios, ambas estabelecidas na primeira década do século XXI (MARRAN, 2012). Partindo de uma análise do processo de implementação e avaliação da política do ECS em universidades do estado de São Paulo, este livro traz revelações atuais sobre as condições da formação de futuros psicólogos e os caminhos percorridos pela Educação Superior no Brasil.
Avaliação Sobre A Implementação Da Política
Compreender as problematizações que transversalizam os Estágios Curriculares Supervisionados na área de psicologia no Brasil, corresponde a compreender as modificações na legislação e os regimentos que acompanham os movimentos globais do capitalismo, requerendo da estrutura educacional brasileira no Ensino Superior estratégias no atendimento às demandas sociais e, por outro lado, às demandas do mercado a partir do ideário neoliberal. É nessa relação conflituosa entre a formação ética e as demandas advindas do capital que o estágio se torna o cerne para a investigação e a análise no processo de formação na Educação Superior, bem como as mudanças na matriz curricular dos cursos de Psicologia no Brasil (DCNs) e a instituição da Lei n. 11.788/2008, conhecida como Lei de Estágios, ambas estabelecidas na primeira década do século XXI (MARRAN, 2012). Partindo de uma análise do processo de implementação e avaliação da política do ECS em universidades do estado de São Paulo, este livro traz revelações atuais sobre as condições da formação de futuros psicólogos e os caminhos percorridos pela Educação Superior no Brasil.